Oposição altera projeto e criação de novas vagas é aprovada na câmara

ARROIO DO MEIO

Oposição altera projeto e criação de novas vagas é aprovada na câmara

Projeto original previa ampliação do quadro de servidores. Agora, serão abertas apenas três vagas. Modificações geram embates entre vereadores da situação e opositores

Por

Atualizado quarta-feira,
22 de Março de 2023 às 23:04

Oposição altera projeto e criação de novas vagas é aprovada na câmara
Cesar André Kortz (MDB) foi criticado por governistas. Emenda de autoria dele, modificou o projeto original que previa a criação e ampliação de 22 vagas no quadro de servidores. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio

A emenda legislativa apresentada pelo líder de bancada do MDB, Cesar André Kortz alterou o projeto de lei que autoriza o governo municipal a ampliar e criar novas vagas no quadro de servidores efetivos. O vereador propôs a revogação dos artigos que previam ampliação de vagas de agentes administrativos, auxiliares, engenheiro civil e fiscal ambiental sanitário.

Com a nova proposta de emenda, fica autorizado a criação de uma nova vaga de pedreiro e ampliação das duas vagas de motoristas e operadores de máquinas. Kortz usou como justificativa a contrariedade popular e empresarial com as contratações, defendeu a terceirização de serviços em alguns setores e afirmou que no quadro atual existem vagas em aberto para os cargos de agentes, motoristas, fiscais e operadores.

A emenda não agradou os governistas, que reprovaram a medida. Mesmo com a contrariedade, a proposta foi aprovada por seis votos contra cinco. Já o projeto, com a alteração foi aprovado por unanimidade.

Opositores também criticam o Executivo quanto à forma de encaminhamento do projeto, que em uma proposta abrangeu muitas vagas e quadros. Marcelo Schneider (MDB) defendeu a realização de um concurso público e preenchimento de vagas em aberto há mais de dois anos. Adiles Mayer (MDB) defendeu uma melhor organização e acomodação de servidores.

“Estão prejudicando o governo”

Aliados do governo, em suas manifestações, repassaram a postura dos emedebistas. Alessandra Brod (PP) disse que a alteração na lei original traz prejuízos para a população, pois as secretarias terão ausência de profissionais e veículos parados. “Como vamos manter o transporte de pacientes, sem motoristas. Como manter 300 quilômetros de estradas sem operadores”, disse.

Vanderlei Majolo argumentou que em alguns cargos, como de tesouraria e pregão, houve exigências do Tribunal de Contas e da Promotoria Pública para adequações. Roque Haas (PP) disse que as alterações da lei, foram “políticagem”. “Parece que estão com inveja da gestão do Danilo e não sabem perder”, retrucou.

Acompanhe
nossas
redes sociais