Novo espaço para incentivo à cultura

MEMORIAL THEATRO SÃO JOÃO

Novo espaço para incentivo à cultura

Memorial Theatro São João contará com uma fototeca e será uma opção para eventos de pequeno porte. Secretária de Cultura do estado, Beatriz Araújo, deve participar da inauguração, na terça-feira, 28

Por

Atualizado quarta-feira,
22 de Março de 2023 às 08:32

Novo espaço para incentivo à cultura
Idealizada pela Sociedade Cultural Theatro São João, a obra foi construída com recursos na Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Crédito: Divulgação
Taquari

Com quase 130 anos, o Theatro São João recebe agora um ambiente de apoio. O Memorial Theatro São João será inaugurado na próxima terça-feira, 28, e inclui um local para eventos de até 150 pessoas, uma cafeteria e uma fototeca. O prédio fica no mesmo terreno do teatro centenário.

A ideia é que o local possa ser uma alternativa ao Theatro, que tem capacidade para receber mais de 200 pessoas. O novo ambiente deve sediar pequenas palestras, lançamentos e livros, recitais de canto e música.  Para o evento de inauguração, foram convidadas autoridades envolvidas com o projeto, entre elas a secretária de cultura do Estado, Beatriz Araújo. Durante o momento, será exibido um vídeo, de 30 minutos, que trata da história do Theatro e a relação dos moradores com o local.

“A última peça que fiz parte foi a Dona Chepa, de Bloch. Ela só tem três atos. É muito boa, era tragicómica”, conta Gládis Pereira Bizarro, integrante do grupo Teatro de Amadores Taquariense (TAT). O relato de Gládis é permeado por imagens dela em casa e no palco, dançando. A produção inclui também relatos do Presidente da Sociedade Cultural Theatro São João, Homero Canabarro Cunha Neto e demais entusiastas da cultura da cidade.

O projeto do Memorial é idealizado pela Sociedade Cultural Theatro São João e foi construído com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). A área total é de 198 metros quadrados, dividido entre térreo e pavimento superior e quem assina o projeto arquitetônico é Marcos Dornelles dos Santos e Cristiano Zuhla.

O espaço abrigará um projeto museográfico. Por meio dele, é disponibilizado à população uma compilação de imagens antigas de Taquari e região. Os registros serão emprestados dos moradores, digitalizados e devolvidos aos donos. O acervo estará disponível para uso, consulta e divulgação.

Vice-presidente da Sociedade Cultural Theatro São João, Omar Torriani comemora o feito. “É a cereja do bolo”, afirma, em referência ao processo de revitalização do Theatro, que iniciou em 2018 e foi reinaugurado em maio de 2021. Desde sua inauguração, o local recebeu eventos da prefeitura, formaturas e oito peças de teatro do TAT.

Acompanhe
nossas
redes sociais