Estrela lança feira de ciências regional

ESTRELAS DO CONHECIMENTO

Estrela lança feira de ciências regional

Evento foi apresentado na noite desta terça-feira, 21, na Soges. Segunda edição do terá dimensão regional. Mais de 20 municípios já confirmaram presença

Por

Atualizado quarta-feira,
22 de Março de 2023 às 08:33

Estrela lança feira de ciências regional
Para o prefeito Elmar Schneider, iniciativa tem potencial para ser replicada em todo o Brasil. Crédito:Jhon Willian Tedeschi
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com dimensão regional e expectativa de superar os 11,8 mil participantes do ano passado, a edição 2023 da “Estrelas do Conhecimento” foi lançada na noite de ontem, na sede social da Soges. O evento contou com a presença de professores, secretários de educação de toda a região dos Vales, além de demais autoridades

Um dos destaques foi a palestra com o doutor em educação e líder do grupo Google For Education, Augusto Niche Teixeira. O profissional destacou os diferentes formatos de educação, a capacidade de adaptação constante e a importância de os professores buscarem maneiras de inovar em suas aulas. Segundo ele, a reunião destas características é fundamental para o ensino das próximas gerações. “Ter uma cultura digital, por exemplo, faz parte da formação dos alunos”, afirma Teixeira. Ele entende que a tecnologia deve ser encarada como aliada do aprendizado.

Outra atração foi o pianista Arthur Sulzbach. O estrelense apresentou um repertório de clássicos nacionais e internacionais e abordou as participações em feiras estudantis. Tais experiências o credenciaram a uma visita para a Nasa.

Crescimento

De acordo com a secretária de Educação, Elisângela Mendes, o “Estrelas do Conhecimento” simboliza um sonho que iniciou no ano passado e ganhou proporções cada vez maiores. Para a titular da pasta, o sucesso da primeira edição e as perspectivas para 2023 sublinham o empenho de quem acredita na ideia.

O prefeito Elmar Schneider sugeriu, inclusive, uma nova nomenclatura. “Eu gostaria que, ao invés de ser Estrelas do Conhecimento, a gente faça “Estrela do Conhecimento dos Vales”. Um projeto dessa grandeza precisa ultrapassar as fronteiras da Linha Wink e se expandir. Em primeiro lugar, por todo o Vale do Taquari e depois se espalhar pelo Rio Grande do Sul. Espero, inclusive, que o projeto possa alcançar todo o Brasil. Damos os passos iniciais com a regionalização em 2023”, concluiu o chefe do Executivo.

Um dos destaques foi a palestra com o doutor em educação Augusto Niche Teixeira. Crédito:Jhon Willian Tedeschi

O evento

A feira que promove uma imersão pelo universo da inovação, ciência e tecnologia vai ocorrer entre os dias 28 e 31 de agosto, no Porto. Além dos trabalhos dos alunos do ensino fundamental das escolas locais, o “Estrelas do Conhecimento” agregará a participação de instituições estaduais e particulares de todo o Vale.
A etapa municipal ocorre nos dois primeiros dias e a regional nos restantes. As categorias foram ampliadas e haverá maior proximidade entre as idades.
Outra novidade será a criação de um espaço paralelo dedicado à educação infantil. Ainda, estão previstas exposições, palestras, congressos técnicos e apresentações culturais. Até o momento, mais de 20 municípios confirmaram presença.

Acompanhe
nossas
redes sociais