Dia Mundial da Água

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Dia Mundial da Água

Por

Amanhã é celebrado o Dia Mundial da Água. A Organização das Nações Unidas (ONU) propôs, para este ano, o tema “Acelerando mudanças: seja a mudança que você deseja ver no mundo”. A intenção é convidar as pessoas de todos os cantos do planeta para discutir formas de acelerar mudanças e buscar soluções para a crise global da água e saneamento.

Fábula do beija-flor

Uma antiga fábula torna-se atual e é usada para sensibilizar as pessoas e destacar que cada ação é importante. Conta a história de um beija-flor que carregava gotas de água em seu bico para apagar um grande incêndio. Talvez, sozinho, não conseguiria, mas estaria fazendo a sua parte.

Cada um

A ONU convida as pessoas a repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, no dia a dia.

Em pauta

O projeto Viver Cidades promove painel com o tema “Dia Mundial da Água: abastecimento e reservação no campo e na cidade”. O programa, na Rádio A Hora 102.9, começa às 15h de amanhã (22) e terá transmissão pelas redes sociais.

Estarão na bancada o superintendente da Regional Nordeste da Corsan, Lutero Cassol, o diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, e a representante da Administração de Estrela no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, Rosangela Selli Johann.

Créditos: Fábio Kuhn


Outono?

O outono começou ontem, às 18h25min, e vai até o dia 21 de junho, às 11h58min. A estação é marcada pelo período de transição entre a época mais quente e úmida – verão – para a estação mais seca e fria – inverno. Voltava de Porto Alegre na madrugada de domingo e havia alguns bancos de neblina. Presságio da chegada da estação – minha preferida – de temperatura amena, folhas douradas caídas pelo chão. Ontem, porém, com máximas previstas acima dos 30ºC, o outono que eu gosto ficou só na poesia.

Crédito: Fábio Kuhn


Dito e feito

A coluna adiantou na semana passada a notícia sobre a vinda da embarcação Seival para o Viva o Taquari-Antas Vivo. Faltavam alguns detalhes para confirmação, que ocorreu na quarta-feira. Será um diferencial para o evento. A réplica do lanchão usado por Giuseppe Garibaldi na Revolução Farroupilha vai fazer passeios pelo rio Taquari, estará aberto à visitação e oferecerá oficinas.


Viver Cidades

Amanhã é a estreia de mais um braço do projeto Viver Cidades, do Grupo A Hora. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Oscar Karnal receberá a primeira edição da Conversa Viva, com tema Qualidade da água dos nossos rios e arroios.

Acompanhe
nossas
redes sociais