Queijo temperado com flores

GASTRONOMIA INOVADORA

Queijo temperado com flores

Empresa de Teutônia chama atenção por inovar com novos sabores de queijos temperados e adiciona a lavanda ao cardápio

Por

Queijo temperado com flores
Jackson Simon Jacobs é sócio da queijaria Dorf, de Teutônia, que produz o inusitado queijo de lavanda. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

O sabor agridoce e a aparência diferente entregam que aquele não é um queijo comum. O tempero foge do habitual e causa curiosidade: “É lavanda mesmo? A flor?”, questionam os clientes. Sim, o queijo da Dorf, queijaria de Teutônia, é de lavanda.

A ideia surgiu como um desafio, quando um produtor das flores, de Morro Reuter, ligou para Jackson Simon Jacobs, um dos sócios do negócio, e disse que desejava fazer o teste. “Eu pensei: por que não? Nós não testamos, não dá para dizer que não vai funcionar”, lembra Jacobs.

O produto foi lançado na OktoberFest, em Santa Cruz do Sul, mas sem alarde. O queijo de lavanda era novidade até mesmo para os produtores, que só sentiram confiança em apostar nele na Expodireto, em Não-Me-Toque, na semana passada.

“Percebemos que tinha muita curiosidade. Mas, de modo geral, 80% de quem provou, levou”, conta o produtor. O sucesso é comemorado pelos empreendedores, que buscaram pela legislação norte-americana, já que a Anvisa não considera a lavanda um produto próprio para consumo humano. “Foi mais burocrático, mas agora tá tudo certo, dentro da lei’.

Outro desafio foi encontrar a receita exata para um produto sem referências. Entre os erros e acertos, era preciso produzir o queijo de lavanda isolado dos demais, para que o sabor não passasse aos outros queijos.

Em busca do diferencial

A Dorf surgiu da necessidade. Entre 2017 e 2018, a família, que até então só produzia leite, sentiu que precisava inovar e agregar valor ao produto para continuar com a sustentabilidade financeira do negócio.

“Buscamos uma mentoria do Sebrae e decidimos que iríamos trabalhar com queijo. Implantamos o negócio em plena pandemia, em 2020 e 2021”. Os primeiros produtos seguiam a tradição colonial. Depois, surgiram os queijos fatiados e os temperados. Os primeiros temperos utilizados foram orégano, tomate seco com manjericão e chimichurri. Aos poucos, o cardápio expandiu e agregou a pimenta, o alho, as ervas finas e a opção sem lactose. Hoje a queijaria oferece também o parmesão.
Conforme o produtor, novidades estão sendo preparadas para a próxima OktoberFest. A queijaria Dorf fica na Linha São Jacó, em Teutônia.

Acompanhe
nossas
redes sociais