Hospital São José celebra 73 anos de serviços à comunidade regional

ARROIO DO MEIO

Hospital São José celebra 73 anos de serviços à comunidade regional

Gestores comemoram os avanços na casa de saúde e ampliação de atendimentos. Meta é buscar recursos para conclusão da UTI Adulta

Por

Hospital São José celebra 73 anos de serviços à comunidade regional
Em 73 anos, casa de saúde reformulou o complexo hospitalar, ofereceu novas especialidades e tornou-se referência no estado e Vale do Taquari. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Fundado em 19 de março de 1950, com forte apoio da comunidade e entidades, o Hospital São José da Rede de Saúde Divina Providência completa neste domingo, 73 anos. A casa de saúde filantrópica tornou-se referência e hoje atende mais de 180 municípios do Estado.

A programação de aniversário é organizada pela direção da casa de saúde. Na segunda-feira, dia 20, ocorre um grande abraço coletivo e um momento de confraternização entre os colaboradores. Na terça-feira, haverá a missa em homenagem aos apoiadores alusiva à trajetória do hospital.

O complexo hospitalar conta com mais de 4,1 mil metros quadrados. São 70 leitos e mais de 190 colaboradores. No atendimento, 87% dos pacientes acessam os serviços pelo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 12% em convênios.

De acordo com o diretor geral de operações da Rede de Saúde da Divina Providência, José Clovis Soares, o desafio da casa de saúde é manter a prestação de serviços humanizados, com segurança e qualidade. Ele destaca que ao longo dos 70 anos foram várias as mudanças estruturais com a chegada de novas especialidades, ambulatórios e centro cirúrgico. “A casa nasce com o apoio da comunidade e sempre em conjunto desenvolvemos nossas diretrizes de trabalho”, destaca.

O hospital é referência no Vale do Taquari e é o primeiro da região a possuir leitos de Psiquiatria destinados a crianças. Foi fundado em 1950 com 18 leitos, sete irmãs, um médico responsável e 17 funcionários. Soares afirma que outro avanço foi a oferta de serviços para o Estado. Em 2010 o número de consultas era de 23 mil, hoje saltou para mais de 102 mil, pois houve ampliação na abrangência. Se antes apenas três municípios eram atendidos, hoje são mais de 180. “Dessa forma vamos manter nossos valores de trabalho em respeito à vida”.

Luta pela UTI

Em 2023, a mobilização da gestão em parceria com o governo municipal de Arroio do Meio é para a conclusão da UTI Adulta, orçada em R$ 1,8 milhão. Deste montante já foram garantidos R$ 840 mil , por meio do programa Avançar na Saúde do Governo do Estado. A obra foi concluída e inaugurada em 1º de maio de 2022.

O prédio foi construído com recursos de doações de empresas, promoção de eventos e repasses do Executivo e Legislativo. No total são dez leitos construídos em um andar acima do bloco cirúrgico e da central de material esterilizado.

Números

  • 10 consultórios de atendimento;
  • 2 salas de Especialidades;
  • 2 salas cirúrgicas;
  • Plantão clínico 24h.

Indicadores

  • 23 mil consultas de emergência/ano;
  • 3,8 mil internações/ano;
  • 3 mil cirurgias;
  • 4 mil sessões de fisioterapia.

Acompanhe
nossas
redes sociais