A Hora prepara imersão nos bairros de Lajeado

NOVO PROJETO

A Hora prepara imersão nos bairros de Lajeado

Iniciativa em parceria com a Imojel busca discutir caminhos para um desenvolvimento ordenado e igualitário nas diferentes localidades. Lançamento será nesta segunda e primeiro caderno circula no próximo fim de semana

Por

A Hora prepara imersão nos bairros de Lajeado
Série de publicações mensais começa pelo bairro Conventos, um dos maiores da cidade. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

Projeto multimídia do Grupo A Hora busca despertar uma visão estratégica e arrojada sobre as diferentes localidades da cidade. Batizada de “Um novo olhar sobre os bairros de Lajeado”, a iniciativa visa discutir, analisar e propor caminhos para um desenvolvimento ordenado e igualitário. O lançamento ocorre segunda-feira, 20, às 20h, na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

A proposta é desenvolvida em parceria com a Imojel Construtora e Incorporadora. O material será produzido para diferentes plataformas – jornal impresso, rádio, portal de notícias e redes sociais – e servirá de base para pautar os candidatos na próxima eleição municipal, prevista para outubro de 2024.

Conforme o diretor de Conteúdo Editorial, Rodrigo Martini, a prévia do Censo divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de que Lajeado se aproxima dos 100 mil habitantes, motiva uma atenção especial para a periferia. Por isso, o produto lançado pelo A Hora propõe uma imersão jornalística e social para dentro das comunidades.

“Não podemos fechar os olhos ou tapar o sol com a peneira. É lá que a maior fatia desses novos moradores escolhe iniciar sua história em nossa cidade e, por consequência, é nos bairros que verdadeiramente pulsa a vida dos novos e velhos lajeadenses”, afirma Martini, que há cinco anos, liderara um projeto com o mesmo viés no A Hora, o Mapa da Cidade.

O projeto, conforme Martini, resgata a essência dos veículos de comunicação locais. “Vamos garantir voz e vez para quem muitas vezes é preterido por outras demandas municipais. E, ao fim de tudo, vamos entregar um instigante dossiê para os atuais e futuros governantes”.

Divisões e pesquisas

Um dos destaques do projeto é a publicação mensal de um caderno específico voltado aos bairros da cidade. Serão 18 edições. A primeira, que circula no próximo fim de semana, terá caráter mais institucional. A partir de abril, a reportagem começa a percorrer as ruas, as avenidas e verificar in loco os principais problemas na cidade.

Como Lajeado conta com 27 bairros legalmente constituídos – pode chegar a 28 caso a criação do Jardim Botânico seja sancionada –, algumas publicações reunirão duas ou até três localidades. A divisão foi feita com base na localização geográfica e também pela estimativa populacional.

Debater soluções

Para subsidiar a produção jornalística, o projeto também contará com um Comitê dos Bairros. O grupo se reunirá mensalmente para debater soluções inovadoras e sustentáveis para cada bairro, respeitando as peculiaridades de cada localidade.

“Convidamos pessoas expoentes dos setores público e privado com diferentes perfis sociais, profissionais e ideológicos para pensar o futuro da cidade e dos bairros”, destaca Martini. Oito pessoas foram convidadas para atuar de forma voluntária.

Outro ponto importante é a divulgação de pesquisas que serão feitas nos bairros da cidade. Para isso, o A Hora contratou a empresa Macrovisão, a mesma que fez a coleta de dados para o TOP 100, no ano passado. Os trabalhos de campo já iniciaram e são coordenados por Lucildo Ahlert.  Serão duas pesquisas. A primeira está em andamento e embasará o A Hora nas publicações até o fim do ano. Já no começo de 2024, haverá um novo estudo. “Vamos contar com informações fidedignas e estratégicas que serão coletadas por meio dessas pesquisas”.

Parceria

Com mais de 30 anos de atuação no mercado, a Imojel se destaca pela construção de loteamentos, sendo pioneira em Lajeado. Contribuiu para a expansão urbana de bairros como o Conventos, hoje um dos mais populosos. Foram mais de 30 loteamentos no local.

Em 2022, a Imojel foi a marca mais lembrada da região no segmento “Loteadora e Incorporadora”, na pesquisa TOP 100. O diretor da empresa, Paulo Valdir Pohl, vai integrar o comitê dos bairros, criado junto ao projeto.

Acompanhe
nossas
redes sociais