Um novo quartel para o 22º BPM

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um novo quartel para o 22º BPM

Por

Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Atual sede do quartel, no Centro de Lajeado. Crédito: Divulgação

O governo de Lajeado trabalha em parceria com o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari (CRPO) para construir um novo quartel para o 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), responsável pela segurança em 26 cidades do Vale do Taquari. Entre os agentes envolvidos neste movimento, uma certeza: o imovel ficou pequeno para a necessária agilidade e conforto da corporação.

Não há mais espaço para o número de viaturas e, com o avanço da área de estacionamento rotativo junto à Rua Júlio May, os problemas de mobilidade foram potencializados. Diante do quadro, a intenção é construir um espaço amplo e moderno no bairro Montanha, próximo à nova sede do Corpo de Bombeiros da cidade.

É um movimento ainda incipiente. No entanto, os diversos atores envolvidos nas complexas negociações estão otimistas, e a recente conquista da Central de Polícia é o maior motivador. Além do terreno próximo aos Bombeiros, o governo lajeadense também verifica outras áreas públicas para oferecer à corporação.

E sobre a atual sede do 22º BPM, localizada em frente ao Colégio Madre Bárbara, a ideia é manter por lá o Centro Integrado de Comando e Controle Regional – que engloba a central de videomonitoramento integrada de Lajeado, Encantado, Arroio do Meio e Santa Clara do Sul – e, no mesmo local, o Executivo também avalia a possibilidade de instalar o Departamento de Trânsito e, futuramente, a Guarda Municipal.


TIRO CURTO

• Hoje é contra o Volúpia, o Galeras, e outros pontos de encontro de jovens e boêmios. No passado, a bronca de parte da comunidade atingia outros empreendimentos semelhantes e que costumam funcionar durante o sono de boa parte da população lajeadense. Uma briga eterna entre quem busca diversão e quem apenas quer garantir o merecido descanso. E que está longe de ser uma exclusividade dos lajeadenses. Ou seja, nada de novo no front.

• Na câmara de Lajeado, o vereador Vavá (MDB) encaminhou uma interessante sugestão ao Executivo. Ele sugere um espaço para foodtruck no Parque Ney Arruda.

• Também em Lajeado, o vereador Marcos Schefer (MDB) solicita informações à Stacione Rotativo. Ele quer saber o número de veículos multados – com as respectivas placas – nos últimos quatro meses “para fim de confirmação de dados”.

• Aliás, e ainda sobre a Stacione Rotativo, o contrato com a atual concessionária responsável pela estacionamento público na área azul termina em março de 2024.

• A Secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, encaminhou ofício à Secretaria da Fazenda no dia 24 de janeiro. Nessa terça-feira, dia 14 de março, ela recebeu a resposta sobre o provável impacto financeiro do piso nacional do magistério nas contas do município: R$ 3,6 milhões por ano. Agora é aguardar a decisão do prefeito.

• A nova diretoria da Amturvales, eleita na noite de ontem durante evento realizado em Encantado, busca um diretor-executivo para fazer o trabalho que os voluntários não encontram tempo para fazer. Uma ação necessária diante da relevância dos serviços da associação ligada ao turismo.

• Sobre a diretoria da Amturvales, destaque para a presença de quatro prefeitos: Moisés de Freitas (Sério), Mateus Trojan (Muçum), Álvaro Giacobbo (Doutor Ricardo) e Fábio Mertz (Marques de Souza). E também para a necessária presença de representantes de Guaporé e Venâncio Aires.

• O governo de Arroio do Meio garante que não vai dificultar uma eventual transferência do servidor concursado Klaus Schnack (MDB) – ex-prefeito da cidade e atual Secretário de Gestão Financeira de Encantado – para o cargo de Coordenador Regional de Obras.

Acompanhe
nossas
redes sociais