Projeto busca preparar jovens ao mercado de trabalho para turismo

ENCANTADO

Projeto busca preparar jovens ao mercado de trabalho para turismo

Iniciativa pioneira no estado será lançada durante o Canto da Lagoa e deve começar ainda neste ano. Atividades vão ocorrer no contraturno escolar

Por

Atualizado sexta-feira,
17 de Março de 2023 às 08:11

Projeto busca preparar jovens ao mercado de trabalho para turismo
Foto: Divulgação
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O aumento do número de visitantes no município exige adaptações em diferentes setores. Na busca por atender cada vez melhor os turistas, será lançado, durante a abertura do 17ª Festival Canto da Lagoa, no dia 31 de março, o projeto Condutores Culturais.

O plano oferece aos estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini (IEE Monsenhor Scalabrini), desenvolvimento profissional voltado ao turismo. As atividades ocorrem no contraturno escolar e devem iniciar ainda esse ano. As aulas serão ministradas pelos professores do instituto e profissionais convidados.

Nas aulas, serão abordados temas como habilidades de comunicação, atendimento ao turista e história da cidade. “Turismólogos serão convidados para participar. Mas a ideia é chamar também pessoas que ajudaram a construir locais importantes da cidade, para que os alunos saibam da história e se sintam pertencentes”, explica o secretário de Turismo de Encantado, Charles Rossner.

O projeto foi desenvolvido pela administração municipal, em parceria com a 3ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (3ª CRE) e com IEE Monsenhor Scalabrini. Conforme Rossner, o projeto não funcionará como um curso profissionalizante, mas deve possibilitar ao estudante ingresso no mercado de trabalho de forma mais consolidada, além de suprir uma necessidade de profissionais que ainda não se desenvolveram no município.

“Por que Encantado tem uma réplica do Santo Sudário? Por que não está em Lajeado? Precisamos de pessoas que saibam dar essas informações aos turistas que visitam a cidades”, salienta Rossner.

A iniciativa é pioneira tanto na cidade quanto no estado e, no futuro, deve ser oferecida em outras escolas do município. “Este novo momento, nos desafia a criar alternativas e soluções para diversas áreas. Sem dúvidas, um impacto positivo em toda região, mas desafiador para criar soluções e alternativas em diversas áreas, inclusive na educação e cultura”, reforça o secretário.

Temas abordados no projeto:

  • Atendimento aos Turistas, onde os alunos serão responsáveis pela explanação da história e do contexto do local;

– Desenvolver pertencimento ao contexto Cultural, Histórico e Social do Município e região;

– Aperfeiçoar suas habilidades de comunicação, promovendo melhora nas interações sociais, faladas e escritas.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais