A Hora se une à maior plataforma de turismo do Vale

365 VEZES NO VALE

A Hora se une à maior plataforma de turismo do Vale

Página criada há quase quatro anos é acompanhada por mais de 100 mil seguidores. Parceria visa ampliar capilaridade dos conteúdos digitais e unir expertise do grupo com olhar turístico do jornalista Fábio Kuhn

Por

Atualizado sexta-feira,
17 de Março de 2023 às 13:22

A Hora se une à maior plataforma de turismo do Vale
Kuhn já teve duas passagens pelo A Hora e ajudou na produção de livro no ano passado. Um dos locais visitados foi o Morro Gaúcho, em Arroio do Meio. Créditos: Edina Martins/Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 03

Parceria inédita aproxima o conhecimento de mercado do Grupo A Hora com a plataforma turística líder de audiência na região. O 365 vezes no Vale passa a contar com o apoio do veículo de comunicação para somar habilidades e tornar o conteúdo digital cada vez mais uma referência para os turistas.

O jornalista Fábio Kuhn, responsável pelo 365 vezes, auxiliou na produção do livro “Vale do Taquari”, publicado em novembro do ano passado, durante a Expovale+Construmóbil. Com o sucesso das vendas, as tratativas para a parceria avançaram no começo deste ano.

Clique AQUI e assista a entrevista completa com Kuhn no programa Frente e Verso.

“O Vale atravessa um momento espetacular no turismo. Então houve um interesse mútuo em desenvolver um trabalho para fortalecer o turismo regional”, destaca o diretor de Mercado e Estratégia do grupo, Fernando Weiss. Juntas, as redes sociais do 365 vezes no Vale somam mais de 100 mil seguidores. Além disso, as publicações alcançam milhões de pessoas. O trabalho conjunto terá novidades tanto no portal A Hora quanto nos canais do projeto, no Facebook, Instagram, TikTok, WhatsApp e YouTube.

Peculiaridade

Com a parceria entre A Hora e 365 vezes, Weiss acredita em mais capilaridade dos conteúdos, a ponto de virar, de fato, o canal oficial do turismo regional. “O Fábio tem uma peculiaridade, que é exclusiva dele. Nenhum outro profissional da comunicação regional faz ou fez o que ele tem feito nesses últimos anos, de in loco trazer as informações e os locais da região.”

De acordo com ele, A Hora entra com a expertise de mercado e busca transformar o 365 vezes em um grande projeto de negócios. Será uma plataforma digital que dará ainda mais visibilidade para todos os movimentos e atrativos turísticos que o Vale concentra, frisa. “Tem muita coisa escondida que precisa ser mostrada. Vamos ser essa ponte entre o atrativo, o empreendedor e os municípios com a região, o país e o mundo”.

A partir do livro lançado ano passado, um dos desafios é levar parte desse material à linguagem virtual. “Queremos somar todos os movimentos, de forma orgânica, específica e original. Vamos mostrar o que tem em Taquari, em Arvorezinha, em Sério, ou em Imigrante. Levar a região para um olhar macro de tudo o que as cidades possuem”, realça Weiss.

Neste fim de semana, uma coluna assinada pelo jornalista será veiculada no Jornal A Hora. Serão duas páginas semanais com imagens e informações sobre os atrativos turísticos do Vale.

Concepção do projeto

Fábio Alex Kuhn trabalha com jornalismo desde os 18 anos. Nesse período, circulou pela região e percebia um potencial turístico adormecido. A publicação do Guia VEM, em 2014, aumentou essa análise do jornalista, de que há lugares que precisam ser conhecidos, explorados e divulgados dentro e fora da região.

“Então, em 2019, eu fazia uma pós-graduação na ESPM, em narrativas multimídias. Uma das tarefas era criar um projeto no Instagram. E, como eu tinha a ideia e via essa necessidade, criei o 365 vezes no Vale, com o desafio de, todo dia, trazer e divulgar pelo menos um lugar da região”, recorda.

No início, a página não tinha audiência relevante e o crescimento de seguidores era baixo. A virada de chave começou quando ele percebeu que muitas pessoas próximas se interessavam pelos conteúdos e visitavam os locais mostrados nos vídeos.

“Percebi que isso é muito poderoso. A pessoa mudar a rotina dela por causa de algum vídeo é influência pura. Então continuei”, comenta Kuhn. Desde o começo conta com o apoio da namorada, Édina Martins. Ela ajuda na administração da página e também na produção dos conteúdos.

Aos poucos, os números de seguidores cresceram. Surgiram páginas em outras redes sociais, como o Facebook, TikTok e YouTube. No Instagram, alcançou a marca de 50 mil seguidores em junho de 2022. Hoje são 72 mil. Kuhn acredita que a entrada do A Hora no projeto dá ainda mais peso ao 365 vezes no Vale. “Vamos ter uma aba especial na página do grupo, mas a ideia é que tenhamos o nosso próprio portal, linkado ao do A Hora. E, assim, facilitar para que as pessoas acompanhem os conteúdos”.

Presença digital

Novo presidente da Associação dos Municípios para o Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Charles Rossner celebra a parceria entre A Hora e 365 vezes no Vale. Com experiência de mais de uma década no setor, ele destaca o trabalho do jornalista, que tornou sua página em um dos principais canais de divulgação dos pontos turísticos do Vale.

“E, com a participação do A Hora, dá uma pegada profissional no projeto, além de aumentar o alcance desse canal. Sabemos que essa presença digital é fundamental, pois as pessoas precisam descobrir a região. O Vale ainda é um vale a ser descoberto pelo RS e pelo Brasil, e essa parceria vai nos dar ainda mais força”, afirma.

Jornalista turístico

– Nascido em Arroio do Meio, Fábio Alex Kuhn é jornalista formado pela Univates, em 2016. Tem pós-graduado em Criação de Produção de Narrativas Multimídias, pela ESPM Porto Alegre, e em Influência Digital: conteúdo e estratégia, pela PUC-RS;

– Possui experiência profissional em diversos veículos de comunicação da região. No A Hora, teve duas passagens. De 2012 a 2016, atuou na cobertura de municípios e no esporte. Retornou em 2018 e ficou até 2021, acompanhando temas gerais;

– No ano passado, produziu conteúdos para o livro Vale do Taquari, publicação do Grupo A Hora que exalta as belezas naturais e pujança do turismo regional.

Jornalista e idealizador do 365 Vezes no Vale, Fábio Kuhn. Crédito: Edina Martins


Quase quatro anos de caminhada

Acompanhe
nossas
redes sociais