Projeto visa desenvolver infraestrutura urbana de polos gastronômicos

LAJEADO

Projeto visa desenvolver infraestrutura urbana de polos gastronômicos

Vereadora Ana da Apama (MDB) se inspirou em uma matéria do jornal A Hora para concretizar a proposta

Por

Atualizado quinta-feira,
16 de Março de 2023 às 11:37

Projeto visa desenvolver infraestrutura urbana de polos gastronômicos
Fernando Dall'Azen e Ana da Apama em entrevista à Rádio A Hora (Foto: Rodrigo Gallas)
Lajeado

Um projeto de lei protocolado na Câmara pela vereadora de Lajeado, Ana Rita da Silva Azambuja, a Ana da Apama (MDB), visa “instituir os Polos Gastronômicos do Município de Lajeado”. Em entrevista ao programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, nesta quinta-feira, 16, a parlamentar destaca que o objetivo é promover o planejamento urbano, de segurança e de trânsito, dos locais onde se formam os polos.

“Lajeado está crescendo muito. Algumas coisas não ocorrem com planejamento [..]. É preciso fazer enquanto ainda é possível. Se não for, a gente pode perder uma grande oportunidade de turismo, de crescimento”, destaca.  A vereadora se inspirou em uma matéria do jornal A Hora – divulgada na edição dos dias 4  e 5 de março – para concretizar o projeto de lei.

A proposta sugere também um olhar mais atento à política municipal de turismo; para a promoção e o desenvolvimento sustentável das atividades econômicas instaladas; à atração de novos investimentos dentro de seus perfis vocacionais; ao apoio às novas instalações de restaurantes, bares e assemelhados com diferentes especialidades culinárias; à otimização do uso coletivo de estacionamentos, bem como ampliação de ofertas de vagas; e para a criação de festivais ou eventos gastronômicos.

O projeto de lei cita os polos verificados na reportagem da jornalista Bibiana Faleiro – localizados nos bairros Hidráulica, Americano, Centro, São Cristóvão e Conventos – e também sugere uma atenção maior para a harmonia estética desses espaços públicos, à repressão ao comércio ambulante irregular, e também para melhorias da iluminação pública e do passeio público.

Além disso, a matéria indica ao Executivo a possibilidade de incluir eventos gastronômicos no calendário oficial do município; firmar parcerias diretamente com os estabelecimentos ou por meio de suas associações representativas, bem como com outras entidades de iniciativa privada; e, por fim, ainda provoca a administração municipal a criar o Selo de Qualidade na Gastronomia, que será conferido periodicamente aos estabelecimentos que se adequarem às regras estabelecidas.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais