O Vale pode ter um aeroporto privado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O Vale pode ter um aeroporto privado

Por

Vale do Taquari

Agentes privados e públicos da região iniciam movimentação para atrair investidores ao Vale do Taquari e concretizar um importante empreendimento: um aeroporto privado. O debate ainda é incipiente, mas as perspectivas são bastante favoráveis e otimistas. A ideia é viabilizar um polo aeronáutico com a construção de uma pista de pouso e decolagem para aeronaves, de um condomínio de terrenos para atrair empresas e novos negócios, e também dos hangares e demais ferramentas necessárias ao modal aeroviário. Por ora, já foram verificados quatro terrenos em Lajeado, Cruzeiro do Sul e Estrela. E a probabilidade maior, hoje, é em solo estrelense.

A proposta inicial do aeroporto no Vale prevê uma pista asfaltada e balizada com 1,5 mil metros de extensão, com a disponibilidade de áreas extensas – de 20 a 30 hectares – para novos empreendimentos. Em Lajeado, os agentes verificaram um terreno próximo ao Parque de Eventos, no bairro São Bento. O governo municipal, por meio do prefeito Marcelo Caumo, também acompanha, monitora e participa desse movimento inicial. Em Cruzeiro do Sul, o terreno avaliado se localiza na região de São Rafael. Mas a probabilidade maior, reforço, é buscar um espaço privado em Estrela, a cidade que mais possui áreas maiores, seguras e distantes dos centros urbanos.

Crédito: Divulgação

Dois terrenos já foram avaliados em Estrela. E nenhum desses está próximo ao aeródromo público regional da cidade, localizado na linha São José – aliás, os agentes envolvidos no processo descartam a utilização dessa área para o empreendimento. Em breve, o prefeito Elmar Schneider também será chamado para auxiliar no movimento.

E os empresários precisam do suporte do poder público. Não para custear o projeto. Mas, sim, para auxiliar na “venda” do projeto para outros empreendedores locais, ou mesmo de outras regiões do estado ou do país. Afinal, o principal propósito do aeroclube privado é atrair novas empresas e/ou empresários ao Vale.

É fato. Hoje são vários os clientes de empresas da região – ou mesmo empreendedores locais – que possuem aeronaves ou são adeptos dos serviços de táxi aéreo. E outros tantos que gostariam de possuir equipamentos próprios. Afinal, tempo é dinheiro para quem empreende – uma viagem entre o Vale e São Paulo, por exemplo, demoraria 1h30min. O que falta é um espaço adequado para tal demanda.

E, entre os modelos que inspiram os agentes envolvidos está o Aeroporto de Águas Claras, em Viamão, concebido a partir da comunidade aérea (fly-in community), e que conta com três hangares, um heliporto iluminado, um prédio de recepção e um posto de abastecimento. Acreditem. Se o projeto ficar na mão do setor privado, e o poder público auxiliar de forma ágil e correta – e sem atrapalhar –, a concretização será muito mais simples do que parece.


TIRO CURTO

• Ex-prefeito de Arroio do Meio e atual Secretário de Gestão Financeira de Encantado, Klaus Schnack, é cotado para assumir um cargo no governo do Estado. A nomeação é costurada pela direção do MDB no Vale do Taquari. E o cargo em vista é o de Coordenador Regional de Obras.

• Também na câmara de Lajeado, e aproveitando a polêmica dos concursos públicos para servidores na área da educação, o vereador Carlos Ranzi (MDB) apresentou projeto de lei para limitar o valor cobrado na inscrição dos concursos municipais. Conforme a proposta, será de, no máximo, 2,5% do valor da remuneração inicial do cargo ou emprego público previsto em edital.

• O governo de Teutônia anunciou mudanças no secretariado. Além de Guilherme Engster, confirmado na Secretaria de Indústria e Comércio, o Executivo confirma Glaci Dickel como secretária de Juventude, Esporte e Lazer, tendo Jair Roberto Welter (o popular Pivi) como seu subsecretário; Diana Feldens como secretária de Assistência Social e Habitação; e ainda Luciano Carminatti, que estava em Imigrante, e assume como subsecretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Acompanhe
nossas
redes sociais