Oli Center mostra como empreender é também reinventar

Lajeado Empreendedora

Oli Center mostra como empreender é também reinventar

Fundada em 1995, empresa passou por transformação em 2016, quando migrou do serviços e comércio de produtos de informática para fornecer cibersegurança a empresas do Vale

Por

Atualizado sexta-feira,
17 de Março de 2023 às 09:00

Oli Center mostra como empreender é também reinventar

Empreender é criar, mas também reinventar. Exemplo disso é a Oli Center, que desde 1995 é uma referência em T.I. em todo o Vale do Taquari. Afinal, em 2016 a empresa passou por uma transformação com a aquisição por parte dos empreendedores e irmãos Tiago e Davi Johann. Juntos, eles levaram o negócio para um novo caminho a partir da maior atenção a um tema essencial para o mercado contemporâneo: a cibersegurança.

Antes de se tornarem investidores, a jornada dos irmãos foi de muito trabalho. Tiago, por exemplo, começou a trabalhar com 12 anos, entregando panfletos pelas ruas de Lajeado. Depois, aos 16, se tornou empacotador nos Supermercados Imec. Lá, ele cresceu e assumiu novas responsabilidades. Quando ingressou na graduação em Economia, migrou para a Fruki, onde se tornou coordenador da área financeira. “Comecei a dar aulas de gestão financeira, o que me trouxe clientes e me permitiu formar minha primeira empresa na área de consultoria”, conta.

Ao lado do irmão, Davi, que também atuava como consultor, viram no cenário da Oli Center uma oportunidade. O então proprietário tinha outro negócio e a empresa passava por um momento desafiador, diante da abrupta mudança que o setor passava. Até aquele momento, a Oli Center era uma referência em serviços e comércio de produtos de informática. A mudança do consumo a colocou numa situação complexa.

“Nesse meio tempo, o mercado corporativo começou a precisar mais de T.I. e entendemos que era uma oportunidade de entregar gestão para as empresas. Enquanto eles davam atenção para suas áreas, nós cuidamos de tudo que envolve tecnologia”, analisa Tiago.

Curiosamente, a partir de 2020, quando todos se sentiram receosos com o contexto da pandemia, a Oli Center encontrou uma oportunidade para crescer. Na esteira da chegada de Gerson Fell ao negócio – primeiro como colaborador, por ser engenheiro especialista em cibersegurança, depois como sócio -, a empresa se consolidou como referência no segmento para todos os empreendedores da região. “A cada dia, começou a haver uma necessidade muito grande nessa área de cibersegurança. Todas as empresas viram o real valor de ter uma empresa especializada naquele momento”, avaliou Fell.

Esse cenário permitiu que a Oli Center ampliasse suas fronteiras e passasse a atender clientes espalhados pelo Brasil e América Latina. “Empreender é aprender, sobre o mercado e sobre seu negócio. Se o primeiro ano não dá certo, o segundo dá. O importante é não desistir”, conclui Tiago, um exemplo de que empreender pode, sim, ser reinventar.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais