Lactalis e Languiru firmam parceria na produção de leite

CRISE NA COOPERATIVA

Lactalis e Languiru firmam parceria na produção de leite

Empresa francesa fará coleta, transporte e beneficiamento de todo o leite in natura dos associados

Por

Atualizado quarta-feira,
15 de Março de 2023 às 11:41

Lactalis e Languiru firmam parceria na produção de leite
Parceria é vista como importante no reposicionamento da cooperativa. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em meio a crise financeira, com tentativa de venda de ativos, em especial das plantas de aves e suínos, para pagar dívidas com instituições bancárias, a Languiru firma contrato com a Lactalis Brasil às atividades voltadas ao setor lácteo.

Conforme a multinacional, se trata de um plano para potencializar a produção no RS, por meio da assistência técnica aos produtores rurais. O acordo estabelece que a cooperativa vai fornecer todo o leite in natura dos associados à empresa.

Também fica sob responsabilidade da Lactalis o pagamento aos agricultores e dos transportadores. No ano passado, a Languiru captou cerca de 149 milhões de litros de leite. Em resultados, o lucro líquido no segmento chegou a R$ 49 milhões.

A Lactalis informa que apoiará a cooperativa em projetos voltados à melhoria produtiva e em defesa da bacia leiteira regional. De acordo com o CEO da Lactalis no Brasil, Roosevelt Júnior, o acordo com a Languiru segue modelo adotado pelo grupo em outras regiões do país.

Hoje, existem parcerias com as cooperativas CCPR, em Minas Gerais, e Cativa, no Paraná. Segundo o executivo, o contrato é benéfico para todos os lados. “Vamos unir a expertise da Languiru no campo e a eficiência produtiva da Lactalis.”

Pela análise da empresa, esse acordo contribui para os objetivos estratégicos do grupo, na busca de constituir uma liderança no mercado, por meio de um processo contínuo de melhoria produtiva e de qualidade do leite. Também “para a manutenção de cooperativas fortes e representativas juntos aos produtores rurais”, realça Roosevelt Júnior.

O acordo contempla ainda a produção de lácteos pela Lactalis para a Languiru como forma de otimizar custos industriais às empresas. Também permite acesso a diversificação de portfólio à cooperativa.

Absorção de funcionários

Como a empresa multinacional assume coleta e beneficiamento do leite in natura, a unidade láctea da Languiru terá redução produtiva, inclusive com impacto sobre o quadro de funcionários. Tanto que a Lactalis afirma que tentará absorver o maior número possível de trabalhadores da cooperativa.
A parceria estabelece um regime de cooperação com atividades conjuntas em programas das marcas, como o Clube do Produtor Lactalis e com as Agrocenters Languiru.

Já os funcionários Lactalis na região terão convênios com os supermercados, farmácias e agrocenters da Languiru. Por meio de entrevista concedida à empresa de comunicação contratada pela Lactalis, o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, afirmou que a parceria faz parte do processo de reposicionamento da cooperativa.

A proposta é garantir ainda mais dinamismo às atividades de campo, com garantia de mais eficiência e renda aos produtores. A reportagem do A Hora tentou contato com a direção da cooperativa. Por mensagem, o presidente não aceitou falar. A Languiru foi fundada em 1955. Tem sede em Teutônia e atua nos segmentos aves, laticínios, suínos, embutidos, rações. Também no comércio, por meio de mercado, posto de gasolina, farmácia e agropecuária.

Acompanhe
nossas
redes sociais