Há 20 anos, caminhões invadiam casa em Estrela

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, caminhões invadiam casa em Estrela

Por

Dois veículos se chocavam em um acidente de trânsito no bairro das Indústrias, em Estrela. Desgovernados, os caminhões invadiram uma casa e destruíram paredes e janelas. Os veículos tinham entrado na sala de estar, mas ninguém havia ficado ferido. Na época, as testemunhas entrevistadas contavam que o choque ocorreu após um dos motoristas não respeitar a placa que dava preferência ao outro.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Falta de delegados no Vale

Há 20 anos, quase 60% dos municípios da região que contavam com delegacias de polícia não tinham delegados fixos. Das 38 cidades, 18 não dispunham de nenhuma equipe de policiais civis e, dos outros 19 municípios, apenas oito tinham delegados.

Conforme apurado à época pelo Jornal O Informativo, a falta de titulares nas delegacias ocasionava muitos atrasos nas investigações e processos. Grande parte dos profissionais atendia mais do que um município, alguns chegavam a circular mais de 300 quilômetros durante a semana para atender as delegacias.


Eliseu Padilha na região

Há pouco mais de 20 anos, Eliseu Padilha era ministro dos Transportes no Brasil. Ele faleceu nessa segunda-feira, 13, aos 77 anos, vítima de câncer. Em setembro de 2001, veio ao Vale do Taquari para inaugurar a segunda ponte sobre o Rio Taquari, entre Lajeado e Estrela, na BR-386.

A primeira travessia entre as duas cidades, construída na década de 1960, apresentava problemas estruturais e teve de ser demolida. Assim, em 1995, foi inaugurada a primeira parte da nova ponte. Três anos mais tarde, em 1998, iniciaram as obras para a segunda estrutura.

Divulgação/Reprodução


HÁ 50 ANOS

Parque Turístico Municipal em Estrela

Dentro do projeto do Parque 20 de Maio, que estava em elaboração há 50 anos, o governo municipal também planejava um “Parque Turístico”. Esta nova área ficaria nas proximidades do antigo Estádio Walter Jobim (hoje, chamado de Aloysio Valentim Schwertner e já desativado).

Para facilitar o acesso ao parque, o governo estudava uma nova rota, a partir da rua Coronel Brito, com a construção de uma outra ponte sobre o Arroio Estrela. Durante os anos 1970, foi criado um parque municipal nas imediações de onde hoje é o CTG Estrela do Rio Grande. O local tinha área verde, espaço com churrasqueiras e acesso ao arroio para banho, mas o parque já não existe mais.


Enquanto isso…

Maior fábrica da Fiat no mundo – Há 50 anos, era capa da Folha de São Paulo o novo acordo firmado entre a marca italiana de automóveis e o governo de Minas Gerais. Com um investimento de 250 milhões de dólares, seria construída uma nova fábrica da Fiat na cidade de Betim (MG).

A inauguração da fábrica estava prevista para 1976, com capacidade de produzir 30 mil carros por ano. De fato, a nova indústria iniciou a produção ainda na década de 1970 e continua em atividade, com capacidade de fabricar mais de 700 mil carros por ano. Hoje, o complexo industrial da Fiat em Betim é o maior do mundo.

Acompanhe
nossas
redes sociais