Conselho avalia convênios e debate melhorias no presídio

ARROIO DO MEIO

Conselho avalia convênios e debate melhorias no presídio

Representantes dos municípios iniciaram as reuniões mensais. Objetivo é de levar encontros para as cidades da comarca

Por

Conselho avalia convênios e debate melhorias no presídio
Administração projeta construir guarita e unidade de saúde na casa prisional. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio

O Conselho da Comunidade de Educação Penal (CCEP) iniciou o cronograma de reuniões. Integrantes discutem mensalmente o andamento dos trabalhos do Presídio Estadual do bairro Bela Vista. Essa foi a primeira reunião de 2023. A intenção da atual diretoria é de levar os encontros aos seis municípios que integram a comarca de Arroio do  Meio.

Durante o encontro houve a apresentação de novos profissionais, como a assistente social, Vera Lucia Lazzari e divulgação das ações do primeiro bimestre. A casa prisional conta com 61 detentos, 40 em regime fechado, 14 no provisório e seis no semiaberto. A estrutura é administrada por Rogério da Silva Tatsch.

Ele apresentou o cronograma de obras. Do ano passado até agora, houve a ampliação de celas e foi iniciada a construção de novas salas de revista, almoxarifado, alojamento e garagem para viaturas.

O valor foi encaminhado pelo Conselho Prisional junto com a Comarca de Arroio do Meio, que em dezembro assinou um termo de convênio. O investimento é de R$ 114 mil. De acordo com o juiz João Regert, o valor é oriundo da Conta de Penas Alternativas e visa a melhoria e investimento na segurança pública. A administração projeta também a construção de uma guarita, e uma Unidade Básica de Saúde interna para atendimentos médicos.

Sobre o conselho

A entidade é formada por representantes do município de Travesseiro, Capitão, Coqueiro Baixo, Nova Bréscia e Pouso Novo, do poder judiciário e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O objetivo é debater o cumprimento das atividades relacionadas à Lei de Execução Penal (LEP).

O presídio em Bela Vista é considerado modelo no estado. Oferece trabalho de montagem de sacolas para empresas privadas e outras atividades voluntárias como construção de casa para cachorros e artesanato. Detentos também possuem a opção de Educação a Distância (EAD) Universidade do Vale do Taquari (Univates) nos cursos de administração, gestão financeira e TI. Na última reunião, também foi tema de debate entre os representantes as falhas e mecanismos utilizados na concessão de auxílios do governo federal e a necessidade regional por mão de obra qualificada.

Acompanhe
nossas
redes sociais