Cerca de 600 crianças do projeto Alfabeletrando voltam às aulas em Lajeado

EDUCAÇÃO

Cerca de 600 crianças do projeto Alfabeletrando voltam às aulas em Lajeado

Crianças terão aulas complementares na Univates até agosto

Por

Cerca de 600 crianças do projeto Alfabeletrando voltam às aulas em Lajeado
Foto: Divulgação
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A terça-feira, 14, marcou o retorno das aulas do projeto Alfabeletrando em Lajeado. Momento em que os estudantes da Rede Municipal de Educação foram recebidos na Universidade do Vale do Taquari – Univates para a continuidade das ações do projeto.

Esta é a segunda vez que o projeto, idealizado pela Univates, é contratado pela Prefeitura de Lajeado para diminuir o impacto negativo da pandemia de covid-19 na aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática de parte das crianças da rede pública municipal.

Avaliações realizadas pelas equipes da universidade com participantes das edições do projeto que foram concluídas demonstram a influência positiva do Alfabeletrando para o resgate da identificação do princípio alfabético e para o desenvolvimento da consciência fonológica, habilidades fundamentais no processo de alfabetização.

Na primeira oferta do Alfabeletrando em Lajeado, em 2022, cerca de 500 crianças foram atendidas. Agora, em 2023, outras 600 crianças estarão envolvidas, parte delas em algumas escolas da rede municipal e a grande maioria no campus da Univates. O projeto vai de março a agosto de 2023. Nesta edição, a matemática também será trabalhada com os participantes.

“O projeto complementa as aulas regulares por meio de uma proposta diferenciada: as aulas do Alfabeletrando têm uma abordagem lúdica, com muitos jogos, atividades interativas, desafios linguísticos e matemáticos e uso de tecnologia, tudo para tornar o processo de aprendizagem mais interessante e dinâmico”, explica a professora doutora Grasiela Kieling Bublitz, coordenadora do Alfabeletrando.

Acompanhe
nossas
redes sociais