Vereadores aprovam reajuste para servidores e agentes públicos

CÂMARA DE LAJEADO

Vereadores aprovam reajuste para servidores e agentes públicos

Um dos destaques fica por conta da remuneração dos professores que será equiparada ao Piso Nacional do Magistério

Por

Atualizado terça-feira,
14 de Março de 2023 às 22:11

Vereadores aprovam reajuste para servidores e agentes públicos
Crédito: Marcel Lovato
Lajeado

Os vereadores aprovaram, na noite desta terça-feira, 14, quatro projetos de lei que tratam do reajuste geral da remuneração do quadro de servidores do Executivo e Legislativo e dos vencimentos dos agentes públicos.

Em relação ao funcionalismo, um dos destaques será a equiparação do salário dos professores municipais ao Piso Nacional do Magistério, estabelecido em R$ 4.420,55 para uma jornada de 40 horas semanais. Para a categoria, o texto estabelece revisões de 4,66% (20H) e 8,19%. Conforme o Legislativo, Lajeado é o primeiro município do Vale a atingir o valor.

Demais servidores terão os vencimentos reajustados em 5,77%, com base no IPCA acumulado entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2023. Também será acrescido um aumento real de 0,23%, o que eleva o total para 6%.  A data-base é o dia 1° de março.

Com o sinal verde de todas as bancadas, a Câmara também deu aval para o reajuste, também baseado no IPCA, dos salários do prefeito e da vice, dos secretários municipais e procurador geral.

Outras matérias

Por unanimidade, os vereadores também aprovaram a nova legislação da Política Municipal de atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (Comdica), a  concessão do título de Cidadão Benemérito a Adilvo Batisti e um projeto de autoria de Carlos Ranzi (MDB) que cria mecanismos para a comunidade lajeadense fiscalizar obras.

De acordo com a proposta,  as placas deverão conter, por exemplo, um QR Code com informações básicas sobre os responsáveis pelos trabalhos, valor, tempo previsto de execução, entre outros.  Já, por 11 a 3, foi aprovada a obrigatoriedade de pet shops e clínicas veterinárias de informar à Polícia Civil e à Secretaria do Meio Ambiente a constatação de indícios de maus-tratos em animais atendidos. O texto é de autoria de Ana Rita da Silva Azambuja (MDB).

Acompanhe
nossas
redes sociais