Grupo musical altera nome em tributo ao Homem Orquestra

HOMENAGEM

Grupo musical altera nome em tributo ao Homem Orquestra

Com lei aprovada na câmara, Orquestra Jovem de Teutônia passa a se chamar Henrique Üebel e convida músicos de todas as idades para participar

Por

Grupo musical altera nome em tributo ao Homem Orquestra
Henrique Üebel aprendeu a tocar sete instrumentos ao mesmo tempo e ficou conhecido como o Homem Orquestra. Crédito: Divulgação
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A história de Henrique Üebel, conhecido como o Homem Orquestra ou Homem Jazz Band, está eternizada em museu de Teutônia e, agora, também dá nome à então Orquestra Jovem do município. Como nova nomenclatura e aberta para músicos de todas as idades, o lançamento do projeto foi na sexta-feira, junto ao Teutônia Cultural.

Quem coordena o grupo é o maestro Lucas Eduardo Grave. Ele explica que o processo de mudança surgiu de uma iniciativa da administração municipal, por meio da Secretaria de Juventude e Cultura. “A orquestra era direcionada a jovens, em seu nome já trazia isso e o objetivo é que ela seja aberta a todos, não só jovens, mas também crianças, adultos e idosos”.

O nome Henrique Üebel foi escolhido para homenagear a história do músico que tocava sete instrumentos e teve grande importância para o Vale do Taquari. A troca de nomenclatura foi aprovada na câmara de vereadores.

Formação de músicos

Hoje, o grupo é composto por 30 integrantes de 12 a 40 anos. Os interessados em fazer parte passam por uma audição e devem ter conhecimento básico sobre música. Novos integrantes também serão formados pelo projeto Teutônia Cultural, que oferece oficinas gratuitas de instrumentos.

“Um dos objetivos desse projeto é formar instrumentistas para participar da orquestra”, afirma Grave. Violino, flauta, saxofone, teclado, guitarra e bateria são algumas das oficinas. Os interessados em participar das atividades podem entrar em contato com a equipe da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, na sala 17 do Centro Administrativo, ou pelo telefone 3762-7700, ramal 188.

De acordo com o maestro, novas apresentações do grupo estão programadas para o ano. O próximo concerto é no dia 1º de abril, dentro da programação de Páscoa de Colinas.

Sobre o homenageado

Aos 15 anos, Henrique Üebel já tocava bandoneon com maestria e passou a se apresentar em casa de família em comemorações especiais. Nascido em agosto de 1906, na localidade de Linha Schmidt, hoje município de Westfália, ele tinha o dom para a música e, com 27 anos, pensou em fundar uma orquestra com sete instrumentistas diferentes.

Como tinha facilidade em aprender a tocar, chegou a conclusão de que também poderia tocar os sete instrumentos de uma vez só. A casa virou uma oficina e, para conseguir o som de um piano, criou um instrumento de cordas que poderia ser tocado com os pés. A primeira adaptação abriu muitas possibilidades.

Gaita de boca, flauta, acordeon, pistão, escaleta, bumbo e pratos foram agrupados em um grande aparelho. A cada instrumento, Übel adaptava um jeito de tocar. O piano com os pés, o fole do acordeon com os joelhos e as teclas com o polegar direito. O queixo e o nariz movimentavam as diferentes gaitas de boca. O cotovelo manipulava e extraia som do pistão. Assim, o corpo dele produzia algo inovador e Üebel passou a se apresentar pelo estado e fora dele.

O Homem Orquestra morreu em janeiro de 1973. Seu instrumento musical encontra-se no museu municipal de Teutônia, chamado Museu Henrique Üebel.

Além de jovens, a orquestra passa a receber participantes de todas as idades. Crédito: Divulgação

Acompanhe
nossas
redes sociais