Cristo Protetor alcança marca de 150 mil visitantes

Turismo regional

Cristo Protetor alcança marca de 150 mil visitantes

Contagem considera apenas os que compraram bilhetes para acesso ao complexo. Turistas de Caxias do Sul foram responsáveis pelo número

Por

Atualizado domingo,
12 de Março de 2023 às 09:37

Cristo Protetor alcança marca de 150 mil visitantes
Crédito: Associação Amigos de Cristo/Divulgação
Encantado

A tarde desse sábado, 11, foi de comemoração no Cristo Protetor, em Encantado. O local alcançou a marca de 150 mil visitantes, o que corresponde ao número de bilhetes apresentados pelos visitantes ao aderir à visita conduzida. Isso porque muitos outros vão até o local apenas para contemplar o entorno do Cristo Protetor a partir do portão de entrada, sem fazer o passeio.

Os responsáveis por completar a marca foram Inês Ribeiro de Mello Backes e Mário Paulo Backes, casal vindo de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Eles contam que a visita era um sonho, e que não conheciam a cidade de Encantado até então. “Nós decidimos vir neste final de semana, contrariando planos de ficar em casa e aguardar visitas que chegariam à noite”, relatou Mário. “Saímos de Caxias perto das 13h30min e quando chegamos aqui fomos surpreendidos com a notícia de que estávamos contribuindo para alcançar a marca de 150 mil visitantes”, completou Inês.

Logo que chegou, o casal se juntou a um grupo de visitantes que aguardava para iniciar o passeio. Todos foram acompanhados até o monumento pela equipe de condutores do local, onde conheceram a história da construção do maior monumento de Cristo do mundo, detalhes sobre o espaço onde a estátua de 43,5 metros foi erguida, dados e informações referentes às obras, além de projeções para o futuro do monumento e do entorno.

Inês descreveu o momento em que visualizou o Cristo Protetor, de braços abertos para Encantado, como “emocionante”. Depois de 30 minutos de visitação, ela e o marido relataram que pretendem voltar ao local em breve, mas prometem levar adiante o legado deixado pela experiência. “Vamos levar o que sentimos hoje aqui aos nossos familiares e amigos, para que também possam vir e sentir essa emoção”, descrevem.

O Cristo Protetor é destino de visitantes desde 8 de maio de 2021, quando a Associação Amigos de Cristo (AACristo) deu início à iniciativa. As visitas acontecem nos finais de semana, das 9h às 17h, sem fechar ao meio dia. O mapa de visitantes tem registros locais, estaduais e nacionais, além de representantes de mais de 40 países. Desde o início, a AACristo fez questão de respaldar a visitação conduzida em um mesmo sentimento: o de pertencimento à obra.

“Toda vez que alguém visita o espaço, realiza uma contribuição que é inteiramente revertida para construção e manutenção do complexo do Cristo Protetor. De fato as pessoas fazem parte deste projeto, assim como tantas outras que contribuem e seguem contribuindo com o monumento de várias maneiras”, explica a Coordenadora da Equipe de Acolhimento do Complexo do Cristo Protetor, Vanessa Goldoni.

Crédito: Associação Amigos de Cristo/Divulgação

Acompanhe
nossas
redes sociais