Lá se vai um século

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Lá se vai um século

Por

Muito antes da Lajeado que conhecemos hoje, o chão batido e as ruas irregulares faziam parte da realidade da pequena cidade. As fotos ao lado mostram a Lajeado do início do século XX. O principal prédio da época, a atual Casa de Cultura, foi inaugurado em 1900. Na parte de trás, onde hoje fica a prefeitura, havia um poço de água para abastecer a comunidade. Na esquina ao lado, ficava o Banco da Província, edificação que anos depois foi demolida. No lugar, funciona uma lancheria.

 

Crédito: Reprodução

 

A primeira grande construção da Vila de Lajeado foi o Sobrado de Antônio Fialho de Vargas ( esquerda na foto), construído na rua Silva Jardim. Naquele tempo, essa rua seguia em diagonal até onde hoje é a Praça da Matriz. O casarão de Fialho de Vargas foi demolido em 1922 e, em seu lugar, foram construídos os prédios da Gráfica Cometa e o antigo Solar daFamília Jaeger, na esquina com a Borges de Medeiros. Seguindo pela Borges, na foto, é possível ver a rodoviária velha e, mais ao fundo, o antigo prédio do Colégio Madre Bárbara, naquela época, chamado de Colégio Sant’Ana, e demolido em 1967.


HÁ 20 ANOS

Receios com a ERS-413

O asfalto sem acostamento e a estreita ponte sobre o Arroio Saraquá preocupavam os moradores do entorno da rodovia ERS-413, que liga Lajeado a Santa Clara do Sul. Naquela época, os pedestres precisavam andar sobre o asfalto, já que não havia lugar nas laterais. Além disso, a ponte sobre o Saraquá era de mão única, o que já havia causado vários acidentes no local. Hoje, a ERS-413 tem acostamento na maior parte do trecho e a ponte no Arroio Saraquá é de mão dupla, além de ter uma calçada para pedestres.

Acompanhe
nossas
redes sociais