A herança empresarial, qual será o futuro dos negócios?

Opinião

Rogério Wink

Rogério Wink

A herança empresarial, qual será o futuro dos negócios?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Herdar uma empresa é um assunto complexo e delicado, pois envolve não apenas questões financeiras mas também emocionais e familiares. Quando uma empresa é passada de uma geração para outra, os herdeiros podem enfrentar desafios relacionados à transição de liderança, divisão equitativa e manutenção do legado da empresa.

Para garantir a continuidade e o sucesso da empresa ao longo das gerações, é importante que os herdeiros estejam preparados para assumir o papel de líderes e que haja uma estrutura de governança. Isso pode incluir a criação de um conselho de administração independente, a implementação de programas de treinamento e desenvolvimento para os herdeiros e a estabilização de um plano de sucessão bem ajustado. Isso facilita a harmonia na operação e evita uma crise que pode desconstruir rapidamente negócios edificados ao longo de anos.

Além disso, é importante que os herdeiros tenham consciência de suas responsabilidades e compromissos em relação à empresa e à família, e que estejam preparados para trabalhar em conjunto em prol do bem-estar da empresa e da família. É também importante que os herdeiros tenham uma compreensão clara das expectativas e metas da empresa e da família, e que estejam dispostos a fazer o que for necessário para alcançá-las.

Isso viabiliza a compreensão do negócio e os limites e consequências dos movimentos e interesses familiares. Para se ter uma ideia da relevância deste tema, segundo uma pesquisa da Campden Wealth e BNY Mellon Wealth Management, divulgada em artigo pela Bloomberg, com 102 herdeiros de suas famílias, que tem uma fortuna aproximada de US$ 19 bilhões e que serão transferidas às novas gerações até 2045, 85% dos jovens disse se sentir muito preparado ou bastante preparado para a sucessão.

Ouvindo os gestores e a visão dos experientes especialistas de investimentos destes clãs, eles entendem que apenas 39% da próxima geração de herdeiros está preparada à sucessão. Um terço dos entrevistados tem planos de sucessão formalizados. Nos demais casos os planos estão em desenvolvimento, são acordos informais.

No Brasil, o cenário não é diferente, segundo relatório anual da Forbes, mais da metade dos bilionários brasileiros herdaram suas fortunas. Logo, por aqui, o desafio de continuidade e expansão dos negócios, leia-se, investimentos, faturamento, geração de trabalho, renda, impostos, ou seja, prosperidade econômica e social , apresenta também um grande desafio de como manter e ampliar estas oportunidades. A herança empresarial causa impacto no futuro dos negócios, com grande repercussão na vida das famílias envolvidas e na sociedade como um todo.

Acompanhe
nossas
redes sociais