Marcel Stürmer busca renovação de projeto social

PARA MANTER SONHOS VIVOS

Marcel Stürmer busca renovação de projeto social

Ícone da patinação artística esteve em Brasília para garantir continuidade ao convênio entre Ministério do Esporte e município, destinado ao Centro de Treinamento de Patinação de Lajeado

Por

Atualizado sexta-feira,
10 de Março de 2023 às 09:38

Marcel Stürmer busca renovação de projeto social
Stürmer se reuniu com a secretária nacional do Esporte de Alto Desempenho, Marta Sobral, e com o ex-ministro do Esporte, Ricardo Leyser. Crédito: Arquivo Pessoal
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O sonho de crianças e adolescentes da cidade de se tornarem patinadores artísticos deve ganhar continuidade com a renovação do projeto do Centro de Treinamento Lajeado (CT). A manutenção do convênio entre o Ministério do Esporte e o município foi oficializada em reunião em Brasília, no dia 2 de março, da qual o patinador Marcel Stürmer, coordenador do projeto, participou.

O encontro foi com a secretária nacional do Esporte de Alto Desempenho, Marta Sobral, e com o ex-ministro do Esporte, Ricardo Leyser. Na reunião, Stürmer apresentou o trabalho já desenvolvido pelo CT, os resultados e as novas ideias para a renovação e sequência dos treinamentos.

“Salientei a importância desse projeto para os tantos jovens lajeadenses que são beneficiados e como ele mudou a vida desses patinadores”, destaca. Após a reunião, Stürmer entrou em contato com o prefeito Marcelo Caumo e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, sobre a disponibilidade de renovar o convênio com o município.

A prefeitura já fez o primeiro contato com o Ministério. Quando o projeto estiver encaminhado e aprovado, a verba para a continuidade do Centro de Treinamento é disponibilizada. Essa foi a segunda ida do patinador a Brasília nos últimos meses para buscar a renovação.

Do sonho à realidade

O CT teve início em 2016 e atende, de forma gratuita, crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos. Stürmer conta que em 2015, quando foi campeão dos Jogos Mundiais, o Ministério o procurou para iniciar o centro.

Um projetista foi contratado para elaborar a ideia e Lajeado foi escolhida para ser palco da iniciativa. Assim nasceu o Centro de Treinamento Marcel Stürmer que, mais tarde, passou a se chamar Centro de Treinamento Lajeado.

Os participantes foram selecionados por meio de audições. Ao longo dos anos, novos atletas foram inseridos no projeto. “Esse tipo de iniciativa muda a vida desses jovens. Antes eram crianças com um sonho. Hoje, são atletas em pleno treinamento e competição”, ressalta Stürmer

Conforme o patinador, as medalhas já chegaram para alguns, mas as experiências adquiridas no CT e no mundo esportivo são para todos os envolvidos. Ele ainda destaca que este é um projeto que atinge mais do que a área esportiva, passando também pela cidadania, saúde e cultura.

Stürmer conta que a escolha por inserir o projeto na cidade natal é para que os jovens de hoje recebam apoio já no início da carreira. “Esse apoio me faltou no início. Passei a ter mais suporte após ser campeão dos Jogos Pan-Americano”, lembra.

Além de orientação, os participantes do projeto também recebem patins profissionais, uniformes, aulas técnicas e de dança, preparação física e um ambiente com pessoas que acreditam nos sonhos deles.

Acompanhe
nossas
redes sociais