O impacto do Share Univates

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O impacto do Share Univates

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Share Univates completa um ano de funcionamento nesta sexta-feira. Inaugurado em 10 de março de 2022, o residencial estudantil construído em parceria com a Universidade do Vale do Taquari trouxe um novo conceito de locação mobiliária para a nossa região, unindo tecnologia, inovação, compartilhamento e arquitetura contemporânea em um mesmo espaço. E também causou impactos na cidade. Localizado na esquina das avenidas Alberto Müller e Avelino Tallini, o complexo já refletiu no preço dos alugueis dos imóveis mais próximos ao campus, que estavam – digamos assim – um tanto salgados para o bolso curto dos estudantes. E a tendência é que essa concorrência sadia apresente outros benefícios à comunidade acadêmica e, também, para todo o ecossistema regional.

A proposta do Share é inovadora em solo nacional. Hoje a empresa responsável pelo empreendimento possui apenas cinco unidades em todo o país. Quatro em São Paulo, e uma em Lajeado. Isso demonstra, acima de tudo, que o empreendedor do centro do país vislumbra boas perspectivas de negócios na principal cidade do Vale do Taquari. E tal fato, se bem divulgado, tende a conquistar e angariar ainda mais os grandes players e marcas do mercado nacional. Mais do que isso. O Share é um chamariz e tanto para que os estudantes de cursos estratégicos para o desenvolvimento de toda a região optem pela nossa Univates no momento de decidir o futuro acadêmico. E atrair e reter pessoas e seus conhecimentos é um desafio que precisamos encarar.

Reviravolta jurídica em Forquetinha

Prefeito de Forquetinha, Paulo Grunewald (PP) foi cassado em fevereiro do ano passado por determinação da juíza Carmen Luíza Rosa Constante Barghouti, após denúncias encaminhadas à 29a Zona Eleitoral, com sede em Lajeado. A chapa do atual chefe do Executivo – que também conta com o vice-prefeito, Grasiani Galli (MDB) – foi acusada de suposto abuso do poder econômico, de autoridade e político e nepotismo. Em suma, ele teria utilizado as estruturas do município em benefício da candidatura à reeleição, em 2020, com a contratação de cargos em comissão ou estagiários para angariar novos cabos eleitorais.

Apesar da condenação, ele e o vice permaneceram nas funções. E, nesta semana, uma reviravolta jurídica trouxe alento aos dois agentes públicos. Após recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pelo advogado Fábio Gisch, o Ministério Público Eleitoral se manifestou por meio do Procurador Regional Eleitoral, José Osmar Pumes. “Diante do exposto, tem-se que as provas angariadas na origem não são suficientes para caracterizar a prática de abuso de poder econômico e político”. Por fim, ele sugere ao TRE a “reforma da sentença” para “julgar totalmente improcedentes os pedidos iniciais”.

Agora é aguardar o julgamento.

Prefeitos e Languiru

Os prefeitos de Teutônia, Celso Forneck (PDT), Westfália, Joacir Dossena (MDB), a gestora de Poço das Antas, Vânia Brackmann (PDT), e o prefeito de Estrela e presidente da Amvat, Elmar Schneider, se reuniram na segunda-feira para debater sobre a crise financeira que assola a Languiru. Após o encontro, eles agendaram uma reunião com os conselhos de Administração e Fiscal da cooperativa, além de representantes da presidência da empresa. Inicialmente, o encontro ocorreria na sexta-feira, às 8h. A pedido da assessoria do presidente Dirceu Bayer, o evento foi transferido para às 14h desta mesma sexta-feira. Ontem, porém, os prefeitos foram avisados de que a aguardada reunião foi desmarcada. E, por ora, não há outra data pré-definida.

Manobras Criminosas

As imagens captadas pelas câmeras de videomonitoramento de Lajeado são chocantes. É lamentável o nível de irresponsabilidade de muitos condutores de carros e, especialmente, motocicletas. São cenas recorrentes e que assustam. São manobras criminosas, com potencial para causar danos ou lesões nos condutores e caroneiros e, também, em terceiros que por ventura estejam próximos aos pontos preferidos desses arruaceiros. Por sorte, o governo municipal tem ampliado ainda mais o número de pontos públicos com câmeras de vigilância. Recentemente, o Parque Ney Arruda e o Porto dos Bruder também receberam os equipamentos. E é preciso ampliar ainda mais a área de cobertura. É preciso sufocar a liberdade de quem não respeita a liberdade dos outros.

Tiro Curto

Prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PTB) acompanhou a posse dos novos dirigentes da Federasul, em Porto Alegre. Um movimento importante do gestor público. Afinal, aproximar a política dos empresários é algo crucial para o desenvolvimento das cidades.

• A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) convidou os vereadores para acompanharem a apresentação do relatório do evento Lajeado Brilha 2022, que ocorre no dia 14 de março, às 16h30min, no plenário da câmara.

• Vereadora de Lajeado, Ana da Apama (MDB) apresenta projeto de lei que “estabelece que bares, casas noturnas, espaços de eventos e de shows e ambientes assemelhados adotem medidas de auxílio e proteção à mulher em situação de risco de assédio”.

• Vira e mexe e o assunto volta à casa legislativa. Nesta semana, o vereador Vavá (MDB) encaminhou requerimento ao Executivo para solicitar cópias do contrato firmado entre a empresa terceirizada Arki e a administração municipal. Ele busca os custos dos servidores ao poder público.

• Ainda na câmara de Lajeado, a Comissão Temporária Especial de Acessibilidade e Mobilidade vai enviar ofício à Justiça local para solicitar a lista de todos os processos judiciais de Ação Popular, Ação Civil Pública e demais ações referentes à acessibilidade e mobilidade no município.

• Também em Lajeado, as inscrições para o projeto Guardiões Ambientais Mirins (GAM), organizado pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), em parceria com a Secretaria da Educação (SED), foram prorrogadas até 31 de março. O projeto de educação ambiental é destinado a estudantes de 10 a 12 anos matriculados nas escolas de Lajeado (redes municipal, estadual e particular).

Em tempo, o governo de Lajeado pediu, a câmara autorizou, e a passagem de ônibus vai para R$ 5,50. E a “superparada” de ônibus da Av. Benjamin Constant ainda não está pronta.

Acompanhe
nossas
redes sociais