Mulheres em destaque na reunião-almoço da Acil

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Mulheres em destaque na reunião-almoço da Acil

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em uma data marcada pelas comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Acil destacou a trajetória de duas lajeadenses que hoje integram o primeiro escalão do governo gaúcho – as secretárias de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, e de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp. Elas falaram sobre os desafios, oportunidades e características do perfil feminino em profissões e cargos tipicamente dominados por homens.

Marjorie abriu o debate abor- dando a trajetória acadêmica e profissional na área da engenharia ambiental. Citou percalços enfrentados devido ao gênero, com destaque a duas negativas em entrevistas de emprego. Ainda destacou o papel da família nas decisões profissionais e o esforço do governo gaúcho em ampliar o número de mulheres no primeiro escalão – hoje composto por dez mulheres o maior número da história.

Simone também abordou desafios enfrentados na trajetória profissional como química industrial, ressaltou a importância das mulheres no desempenho das empresas e reforçou a necessidade de debater questões ainda não superadas – como a paridade salarial e o número pequeno de startups lideradas por mulheres. Em seguida, as palestrantes participaram de um bate-papo, conduzido pela presidente da Acil, Graciela Black e pela empresária Michele Gonçalves, representante do Fórum da Mulher Empresária.

Empreendedores do Vale integram evento em São Paulo

Em atividade organizada pela empresária e psicóloga Fernanda Tochetto, um grupo de empreendedores do Vale do Taquari participou no fim de semana de evento em São Paulo com empresas de renome nacional. Com o objetivo de trocar ideias e experiências, os participantes tiveram a oportunidade de discutir tendências e inovações em suas áreas de atuação, compartilhar conhecimentos, estabelecer conexões, e aprender por meio das histórias de sucesso contadas pelos palestrantes.

No sábado, 5, as atividades ocorreram na sede do Grupo Salus, responsável pelas marcas como GioLaser, Sorridentes, Amo Vacinas e Olhar Certo. O segundo dia foi marcado com uma experiência na cidade de Sorocaba, em uma imersão na sede da empresa Eduzz – plataforma para vendas de produtos digitais. Entre os empresários da região que participaram do encontro estão Amanda Kappel, Fabiana Bergamaschi, Cristiane Schumacher, Josi Richter, Walter Bergamaschi Jr e Isaac Bertuol.

Cresce a inadimplência e o endividamento das famílias

A proporção de famílias brasileiras endividadas chegou a 78,3% em fevereiro, alta de 0,3% na comparação com janeiro. Os números fazem parte de estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e mostram que o índice está 1,7% acima do registrado em fevereiro de 2022.

A inadimplência também cresceu neste início de ano. Estudo do Serasa mostra que 600 mil pessoas entraram na lista de restrição de crédito devido a contas em atraso. Em todo o país, o número de inadimplentes supera os 70 milhões. Em Lajeado, 17.087 pessoas estão com restrições para compras no crediário, de um total de 64.214 CPFs ativos.

FRASE DO DIA

TIAGO MELLO CHIEF PRODUCT OFFICER & CHIEF MARKETING OFFICER (CPO/CMO) NA LINX / STONE SOFTWARE EM ENTREVISTA PARA A REVISTA CONSUMIDORMODERNO

 

 

“Os consumidores querem simplicidade, humanização, agilidade e segurança, mas sem inconveniências. Outra tendência é a troca da segmentação pela individualização. As marcas precisam falar com aquele cliente em específico, e não com público. O papel da tecnologia nisso é fundamental. ”

 

 

 

 

Rápidas

Inteligência Artificial – A Elev, marca de energéticos da Bebidas Fruki, promove ação de marketing com foco em inteligência artificial (IA). A empresa enviou convite para influenciadores, jornalistas (eu incluso) e parceiros, pedindo que os participantes relatem qual seria o verão dos sonhos. Com base nas respostas, uma inteligência artificial produz
imagens que serão apresentadas oficialmente no dia 23 de março. A proposta é promover a sensação de um verão infinito, com uso da tecnologia.

Conteúdo estratégico – A Paes Digital e a Agil promovem na próxima segunda-feira, 13, a palestra Addressable Content – Inovação estratégica para gerar conteúdo. O evento ocorre no rooftop do Share Univates, com participação da Content Manager na Hogarth Brazil, Mariana Pinho. Publicitária especializada em Marketing Digital de ESPM, Mariana tem seis anos de experiência no setor e atende marcas como Nestlé, Ciana e Workday. A palestra faz parte das atividades do Innovation Club da Paes Digital.

Imposto de Renda – A Secretaria da Receita Federal antecipou para hoje a liberação do programa do Imposto de Renda 2023, ano-base 2022. A previsão inicial era de que o programa seria disponibilizado no dia 15 de março, quando inicia o prazo de entrega das declarações. As funcionalidades de entrega e transmissão, junto com as informações da
declaração pré-preenchida, começam somente na quarta-feira, 15. O prazo para o envio dos dados ao Fisco segue até o dia 31 de maio. Ficam obrigados a entregar a declaração os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais