Estrela é selecionado para estudo nacional sobre asma

ENTREVISTA

Estrela é selecionado para estudo nacional sobre asma

Projeto de Pesquisa "Estudo CuidAR:" selecionou o município e outros 29 do Brasil

Por

Atualizado quinta-feira,
09 de Março de 2023 às 09:58

Estrela é selecionado para estudo nacional sobre asma
Enfermeira e secretário de Estrela em entrevista à Rádio A Hora (Foto: Rodrigo Gallas)
Estrela

Estrela é um dos 30 municípios de todas as regiões do Brasil, um dos seis da região Sul, selecionados para ser parceiro do Hospital Moinhos de Vento (HMV) de Porto Alegre em projeto de pesquisa que busca combater a asma. Considerada uma das doenças pulmonares crônicas mais comuns do Brasil, afeta aproximadamente 20 milhões de brasileiros.

O “Estudo CuidAR”, vinculado ao Ministério da Saúde, realizará pesquisas nestes municípios selecionados, e o principal objetivo é avaliar o impacto da capacitação educacional de profissionais da saúde para o manejo da asma na Atenção Primária à Saúde sob os indicadores da doença.

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, o secretário municipal da Saúde de Estrela, Celso Kaplan, e a enfermeira da prefeitura, Ana Carolina Pádua Lopes, detalham o funcionamento do estudo.

Em Estrela, serão selecionados 48 pacientes de acordo com os critérios de inclusão do estudo, além de não serem tabagistas, não ter diagnóstico de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e não ser gestante/puérpera.

Até o fim do mês, esses serão contatados e em abril devem iniciar o acompanhamento dos participantes pela equipe multiprofissional de saúde para o início da pesquisa. Aqueles que se enquadrarem nos critérios e tiverem interesse em participar do estudo, podem entrar em contato com a equipe pelo WhatsApp (51) 99127-9045.

Para Kaplan, Estrela deve abraçar com força a oportunidade para a qual foi selecionada. “Esperamos com esse estudo melhorar a qualidade de vida de pacientes asmáticos, através de uma equipe que passará a ser ainda mais qualificada visando o controle da doença”.

Dengue

Os resultados do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) indicam que a cada 100 residências, 14,4 estão infestadas pelo mosquito em Estrela. “Temos infestação em todos os bairros, principalmente nas áreas urbanas. Há casas que foram encontrados cerca de 30 focos do mosquito. Estamos pensando em acionar o judiciário, porque há pessoas que não querem deixar nossos agentes entrar”, afirma o secretário.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais