APL profissionaliza agroindústrias sem perder a essência artesanal

TURISMO EM PAUTA

APL profissionaliza agroindústrias sem perder a essência artesanal

Coordenadora do arranjo, Eliana Kolchinski, participa de programação da Rádio A Hora desta quinta-feira

Por

APL profissionaliza agroindústrias sem perder a essência artesanal
Eliana Kolchinski, coordenadora da APL e docente da Uergs (Foto: Rodrigo Gallas)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Arranjo Produtivo Local (APL) das Agroindústrias Familiares auxilia na profissionalização, sem perder a essência artesanal dos empreendimentos. “O turista quer consumir o produto colonial e levá-lo sem rótulo. Nossas agroindústrias são todas legalizadas, dentro das normas. Não se pode perder a essência. Preserva-se a característica, mas com boas práticas de produção”, define a coordenadora da APL, Eliana Kolchinski.

LEIA MAIS: Natumate oferece visita guiada à produção e ao erval em Arvorezinha

Ela é docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), unidade de Encantado, instituição responsável pelo APL. O arranjo foi enquadrado no Programa Estadual de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais em agosto de 2013.

O APL fomenta o desenvolvimento local e sustentável do território e seus setores econômicos. São mais de 30 agroindústrias e empreendimentos rurais associadas.

O quadro “Turismo em Pauta” é apresentado às quintas, a partir do meio-dia, dentro do programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, com apresentação de Fabiano Conte. O quadro tem coapresentação do presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart.

Assista ao quadro na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais