O poder das tirinhas

Opinião

Carlos Cyrne

Carlos Cyrne

Professor da Univates

Assuntos e temas do cotidiano

O poder das tirinhas

Por

Dias atrás publiquei no Facebook uma tirinha do Armandinho. Observando os comentários, me dei conta do poder que as tirinhas exercem sobre as pessoas. As tirinhas são uma forma de comunicação que há muito tempo vem sendo utilizada para entreter e informar as pessoas. No entanto, seu poder vai além e se estende para o campo do pensamento crítico. Por meio de suas imagens e da linguagem visual, de forma simplificada, irônica, sarcástica, humorística, as tirinhas têm o poder de estimular a interpretação, a análise e a reflexão sobre o fenômeno que aborda e que, invariavelmente, contempla situações complexas em uma única cena, o que “facilita a compreensão” das pessoas (ok, fico em dúvida quanto a esta afirmação).

Apresentando, por vezes, pontos de vista diferentes estimulam o pensamento crítico, algo que desejo que seja realizado por todos antes de manifestar a opinião sobre determinado fenômeno; permitindo um posicionamento próprio em relação à situação apresenta- da, cada qual com suas perspectivas e questionamentos. Tudo o que um professor deseja, como já dito por um grande mestre, é poder influenciar seus alunos até o ponto em que não se deixem influenciar e passem a pensar por si mesmos.

As tirinhas nos ajudam neste espinhoso desafio e tem sido usadas para provocar a reflexão de temas sociais controversos tais como a política, a corrução, o racismo, as questões de gênero, as desigualdades, a discriminação; se prestam, por meio das metáforas e analogias, a estimular o pensamento divergente, tão importante para a compreensão da complexidade que é viver em um mundo à deriva. Em resumo, as tirinhas são uma poderosa ferramenta de comunicação que tem o poder de estimular o pensar (e nada dói mais do que pensar, por isto poucos se dedicam a fazê-lo) e nos fazem questionar nossos próprios valores. Espero poder escolher outras tirinhas que façam surgir o contraditório, porém sempre dentro de uma argumentação razoável sem ser fonte de atritos. Que a nossa força seja originada da divergência levando a consecução de objetivos comuns e que permitam uma mitigação das mazelas que afetam nossa sociedade. Poderosas tirinhas.

“as tirinhas são uma poderosa ferramenta de comunicação, que tem o poder de estimular o pensar (e nada dói mais do que pensar, por isto poucos se dedicam a fazê-lo) e nos fazem questionar nossos próprios valores.”

Acompanhe
nossas
redes sociais