Café + Erva-Mate: um corredor para o turismo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Café + Erva-Mate: um corredor para o turismo

Por

Atualizado terça-feira,
07 de Março de 2023 às 09:57

O Vale do Taquari (re) lança hoje a Rota da Erva-Mate. O roteiro turístico inclui o cultivo da erva-mate, contemplação da natureza e experiências gastronômicas em sete municípios do Vale do Taquari. Nesta nova versão, o caminho irá cruzar as cidades de Anta Gorda, Arvorezinha, Doutor Ricardo, Ilópolis, Itapuca, Putinga e Relvado, com ênfase no ecoturismo, com destaque à maior gruta do Estado, a Gruta de Itapuca, com 115 metros de profundidade, e ao Cânion Perau do Facão (foto). Além, é claro, do contato com a produção e história da erva-mate.

A Amturvales é a principal incentivadora do roteiro, que passa a contar com novos empreendimentos e negócios. Além disso, a associação responsável pela divulgação e produção de rotas no Vale do Taquari busca criar um “corredor turístico” entre a nossa região e o Estado do Espírito Santo, onde se localiza a Rota do Café.

Na semana passada, diretores da entidade visitaram Venda Nova do Imigrante, cidade de origem italiana. Por lá, se reuniram com Luciano Stelzer e Mario Zardo (foto), presidente e vice da Associação Agroturismo do ES (Agrotures).

Segundo os agentes da Amturvales, o objetivo é criar uma conexão entre os roteiros e vender os destinos turísticos de forma integrada. Eles ressaltam as semelhanças entre as regiões, e citam a Festa da Polenta capixaba como um elo com a região alta – e italiana – do Vale do Taquari. Zardo e Stelzer já visitaram a nossa região, e o próximo passo é levar agentes públicos e privados do Vale para conhecer os roteiros no Espírito Santo. Mesmo que sejam passeios com características muito próprias, a conexão tem tudo para potencializar ainda mais o nosso turismo. Tomara que dê certo.

“Pida” deixa a câmara

Vereador de Estrela, Adriano Scheeren (PL), o popular “Pida”, solicitou licença do cargo de parlamentar “por prazo indeterminado”. A mudança ocorre a partir de hoje. Ele deve ser anunciado como diretor na nova secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação do município, que será comandada pela ex-Diretora Administrativa e Financeira da E-Log, Renata Cherini. Aliás, ele chegou a ser cotado para a própria E-Log. Já sobre a vaga aberta no plenário, a tendência é que seja ocupada pelo suplente Silas Alves (PL), filho do ex-vereador e ex-secretário municipal José Alves.

 

Jarbas na Amprotabaco

 

O secretário executivo da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), ex-prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff,visitou ontem o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), para convidá-lo oficialmente a assumir
o cargo de primeiro vice-presidente na chapa que será liderada por Marcos Vinícius Pegoraro, prefeito de Canguçu. A nova diretoria, que deve ser eleita por aclamação para os anos de 2023/2024, será apresentada em Assembleia no dia 20
de março, às 14h, em Santa Cruz do Sul. Hoje, Jarbas atua como vice-tesoureiro da entidade.

Protagonismo nas decisões

A primeira reunião da Associação de Vereadores do Vale do Taquari (Avat) no ano serviu para empossar a nova diretoria da entidade. O evento realizado no sábado efetivou a vereadora Daiani Maria (MDB), de Cruzeiro do Sul, como presidenta, e Cris Costa (PSDB), de Encantado, para vice. Ela é a primeira mulher a presidir a Avat em 35 anos de entidade. A solenidade ocorreu na Casa do Morro, e reuniu cerca de 50 pessoas. No evento, também esteve presente o vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, João Celso Fuhr, e o presidente da União dos Vereadores do Brasil/UVB, Gilson Conzatti. Hoje a Avat é composta por 25 municípios da região. E o objetivo é angariar mais cidades e garantir ainda mais protagonismo nas decisões regionais.

Tiro Curto

A Padaria Bruxel, de Estrela, é a mais nova associada do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas, uma ferramenta que visa potencializar a cadeia e a economia do Vale do Taquari.

• O governo municipal de Taquari iniciou o programa “Prefeitura na Minha Comunidade”, que visa à aproximação do Poder Público com os contribuintes. O primeiro encontro foi na localidade de Passo do Santa Cruz. Os próximos eventos ocorrem no Bairro Praia, Rincão de Baixo, Colônia 20 e Amoras.

Em Teutônia, agentes públicos e privados aguardam maior empenho do prefeito Celso Forneck (PDT) no debate sobre a crise na Cooperativa Languiru.

• A Univates sedia o Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade, que ocorre de 17 a 19 de abril. Estudantes de graduação e pós-graduação, professores, artistas, profissionais das diversas áreas e demais interessados são convidados a refletir sobre o tema “Decolonialidades: vozes, territórios e existências”. A abertura do evento, no dia 17, a partir das 20h, será com a drag queen, youtuber e filósofa brasileira Rita Von Hunty.

Em Cruzeiro do Sul, o ex-vereador Ubirajara Marques (o popular “Bira”) pretende concorrer a prefeito em 2024. Ele é do partido Podemos, e também concorreu a deputado estadual em 2022. Na semana passada, ele deixou a função na Junta Militar e pretende já iniciar visitas às comunidades.

• Em Encantado, o vereador Cris Costa (PSDB) alfinetou o colega parlamentar Marino Deves (PP), que também atua como Secretário da Saúde de Nova Bréscia. Segundo o tucano, “é oportunismo para quem é secretário de saúde de um município criticar a saúde no município onde é vereador”.

Ainda sobre a cidade do Cristo Protetor, a localidade virou notícia de capa nos principais sites de notícia do Rio Grande do Sul. E a manchete é uma pancada e tanto nas pretensões turísticas da cidade: mais da metade dos casos de dengue no Estado foram verificados em Encantado. Um golpe e tanto para uma região que busca atrair mais visitantes. Por sorte, é um cenário reversível.

Acompanhe
nossas
redes sociais