Simone Stülp participa de painel na Expodireto Cotrijal

Inovação

Simone Stülp participa de painel na Expodireto Cotrijal

Cenários e tendências em inovação para o agronegócio foram debatidos, nesta segunda-feira, 6, no espaço Arena Agrodigital

Por

Simone Stülp participa de painel na Expodireto Cotrijal
A secretária refletiu sobre a contribuição das políticas públicas e programas para o agronegócio no Estado (Foto: Divulgação/Expodireto)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Como as políticas públicas e os programas da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) estão contribuindo para o agronegócio no Rio Grande do Sul? Essa foi a reflexão proposta pela secretária Simone Stülp em painel realizado nesta segunda, 6, no primeiro dia da Expodireto Cotrijal 2023, em Não-Me-Toque.

O painel Cenários e tendências tecnológicas do agro no Brasil reuniu, além de Simone, o presidente do Conselho do Transforma RS e das Empresas Randon, Daniel Randon, e o coordenador da Rede de Inovação do Agronegócio do Rio Grande do Sul (Riagro/RS) e do Celeiro Agro Hub, Luís Humberto de Mello Villwock, que foi o mediador das discussões. O evento ocorreu logo após a abertura do espaço Arena Agrodigital, focado em inovação e tecnologia no agro.

“Discutimos tanto os programas já realizados como oportunidades de novas ações e novas políticas para o setor”, relatou a secretária. “Quero destacar alguns pontos: o Inova RS, que trabalha a dinâmica dos ecossistemas regionais de inovação; as políticas estratégicas para a área de ciência, tecnologia e inovação, como clusters tecnológicos e redes inovadoras; e os projetos que já contemplam o agronegócio e estão inseridos nos programas da secretaria”, completou.

Conforme apontou Simone na apresentação, a Sict aportou R$ 38,5 milhões em projetos relacionados ao agronegócio nos últimos anos, o que equivale a 34% dos investimentos do programa Avançar na Inovação (R$ 112,3 milhões no total). Os recursos foram distribuídos por meio dos editais Inova RS, Techfuturo, Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas do RS (Rites), Inova Clusters Tecnológicos e Inova Agro.

Além disso, o programa Inova RS, da Sict, estabeleceu áreas estratégicas a serem exploradas pelos ecossistemas regionais de inovação do Estado – em seis dos oito ecossistemas, o agronegócio é uma das áreas eleitas. Isso abre espaço para o desenvolvimento de projetos e outras iniciativas que beneficiam o agro, como disse a secretária.

Acompanhe
nossas
redes sociais