Auditório no Convento São Boa Ventura deve ser finalizado em junho

IMIIGRANTE

Auditório no Convento São Boa Ventura deve ser finalizado em junho

Obra iniciada em 2021 atrasou devido a adequações estruturais no projeto. A construção faz parte da iniciativa para transformar o espaço religioso em complexo cultural e turístico. Segundo empresa responsável, cerca de 80% da construção foi executada

Por

Auditório no Convento São Boa Ventura deve ser finalizado em junho
A obra do centro cultural é financiada com recursos captados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e contrapartida municipal (Foto: Karine Pinheiro)
Imigrante
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O projeto para transformar o Convento Franciscano São Boa Ventura em complexo cultural segue em andamento. Parte do plano, a construção do auditório com mais de 150 lugares deve ser concluída em junho. O local será destinado à comunidade para eventos e oficinas culturais, apresentações, bem como fortalecer o turismo em Imigrante.

Com previsão inicial de inauguração em 2022, a empresa responsável esclarece que devido às condições do solo, o projeto original passou por alterações e, consequentemente, atrasou. “Estamos na fase de acabamentos e instalações. O local apresentou declive brusco na extremidade direita do teatro, o que modificou a solução estrutural”, explica Juliana Betemps, arquiteta responsável pelo projeto. Segundo ela, cerca de 80% da obra está concluída.

A obra do centro cultural é financiada com recursos captados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e contrapartida municipal. De acordo com informações do Fundo de Apoio à Cultura, R$ 1,6 milhão foram disponibilizados pelo Estado. Além da construção do teatro, está previsto restauração de parte do prédio tombado.

O ponto turístico e religioso atrai milhares de visitantes, sobretudo no período em que o município apresenta o espetáculo com encenação da Paixão de Cristo, em frente ao Convento. Além disso, a administração municipal utiliza o espaço para promover ações culturais. Na avaliação do administrador do convento, frei Blásio Kummer, a reforma do espaço e a construção do teatro deve fortalecer o segmento em Imigrante.

Novidades no Convento

Após a finalização do teatro, espaços internos, como os de acomodações, devem receber melhorias. Atualmente, o Convento São Boa Ventura é um dos poucos locais que oferecem hospedagem no município. No entanto, a estrutura nunca foi reformada.

“Nossos cômodos são simples e o nosso banheiro é coletivo. Queremos construir banheiros individuais. Também queremos instalar um sistema de ares-condicionados central. Temos que ter cuidado, pois o prédio é tombado e não podemos interferir na estrutura externa. Será um alto investimento”, afirma o frei.

Além disso, o administrador destaca que hospedagem é uma carência do município. Portanto, a iniciativa também fortalece o turismo, pois convento também oferece atividades de cunho religioso.

Acompanhe
nossas
redes sociais