Feira do Peixe Vivo de Lajeado retorna nesta sexta-feira

Após suspensão

Feira do Peixe Vivo de Lajeado retorna nesta sexta-feira

Estiagem impossibilitou despesca em fevereiro. Produtores se preparam para alta demanda na Semana Santa. Foram 3 toneladas vendidas em 2022

Por

Atualizado segunda-feira,
06 de Março de 2023 às 13:29

Feira do Peixe Vivo de Lajeado retorna nesta sexta-feira
Extensionista da Emater Andréia Binz Tonin (Foto: Rodrigo Gallas)
Lajeado

Após cancelada em razão da estiagem em fevereiro, a Feira do Peixe Vivo de Lajeado retorna nesta sexta-feira, 10. Conforme a extensionista da Emater Andréia Binz Tonin, os viveiros de piscicultura estavam com baixos níveis de água, o que impactava na criação de peixes e dificultava a atividade de despesca. Com as recentes chuvas, os produtores voltam a comercializar.

A venda é realizada em parceria da Emater/RS-Ascar com a Associação de Piscicultores de Sério. A feira ocorre sempre na segunda sexta-feira de cada mês, quando são vendidos cerca de 400 quilos de peixe. “É uma venda estabilizada, com uma clientela fixa. O consumidor de Lajeado quer o peixe limpo. Se a gente pudesse abater o peixe no local da feira e filetar a venda seria maior.”

Sexta-feira Santa

A um mês da Sexta-feira Santa, produtores preparam estoque maior para este ano. Em 2022, 3 toneladas foram vendidas em 4 dias. Segundo Andréia, faltou peixe todos os dias. A comercialização ocorre na semana religiosa de terça a quinta-feira, das 9h às 18h, ou enquanto tiver peixe. No feriado, a venda encerra às 11h. A espécie comercializada é a carpa, nas variedades: capim, cabeça grande, prateada e húngara.

Assista a entrevista na íntegra

Cronograma da feira de 2023

Acompanhe
nossas
redes sociais