União e renovação na Languiru

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

União e renovação na Languiru

Por

Atualizado sábado,
04 de Março de 2023 às 13:36

A reportagem especial sobre o delicado momento da nossa Languiru caiu como uma bomba sobre o Vale do Taquari. O minucioso trabalho jornalístico do repórter Filipe Faleiro trouxe luz aos diferentes fatos e especulações que há muito tempo assombram os corredores da cooperativa, e também geram muito temor e incertezas entre associados, fornecedores, clientes e admiradores da empresa. Os números precisavam ser expostos para que todos os agentes – envolvidos ou não com o negócio – saibam, de fato, as razões para os recorrentes atrasos nos pagamentos, as demissões, e as prateleiras vazias nos supermercados. A partir da edição de sexta-feira do Jornal A Hora, cujo conteúdo é um exemplo de jornalismo responsável e investigativo, a mobilização para salvar a gigante Languiru ganhou corpo e o assunto chegou às mais altas instâncias do Estado. Cumprimos nosso papel como veículo de comunicação comprometido com o desenvolvimento regional. Agora é momento de união de esforços e renovação. Não há outro caminho.

Leia mais em:

Obras na 130, e o acordo com o Daer

Em resposta a ofício encaminhado pelo vereador Heitor Hoppe (PP), a respeito das obras de ampliação do trecho urbano da ERS-130, o Executivo de Lajeado, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, comunica que as alças de acesso “estão com a base pronta e a pavimentação do lado esquerdo (sentido Arroio do Meio a Venâncio Aires) está concluída”. Os serviços são realizados e custeados pela própria administração municipal. Em troca, o governo estadual vai repassar em definitivo a valiosa área do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), localizado no centro da cidade, no entroncamento entre as avenidas Alberto Pasqualini e Benjamin Constant. O município ainda construirá uma nova sede à autarquia, no bairro Campestre.
Sobre essa troca de “favores” entre município e Daer, um fato semelhante também ocorre em Santa Cruz do Sul. Por lá, o poder público local busca retomar a posse do histórico “Palacinho”, um imóvel cedido no passado para o departamento. Trata-se de uma área de 1,7 hectare localizada ao lado do Parque da Oktoberfest. A proposta da prefeitura é pavimentar as vias de acesso ao futuro Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), e repassar o terreno utilizado hoje pelo Comando Regional da Brigada Militar. Tudo isso foi acordado. Mas o governo estadual também quer um espaço de 1,4 mil metros quadrados para construção da nova sede da 3ª Superintendência do Daer. Diante do impasse, a ideia do Executivo é copiar Lajeado e construir um novo prédio à autarquia.

Os guardiões da literatura regional

O plenário da câmara de Lajeado respirou literatura na quinta-feira, durante posse da nova diretoria da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). O ato contou com a presença do presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, Airton Ortiz, um ícone entre escritores e aventureiros. Sobre a Alivat, e após três mandatos consecutivos, o jornalista, vereador e escritor Deolí Gräff passou a presidência da entidade ao engenheiro e escritor Marcos Bastiani, de Muçum. Ele foi eleito na assembleia realizada em dezembro para a gestão 2023/2024. Além dos imortais, estavam presentes a vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, o prefeito de Muçum, Mateus Trojan; a presidente da Avat, Daiani Maria; presidente da câmara de Lajeado, Paula Thomas; presidente da câmara de Muçum, Fábio Michelon; entre outros apreciadores da arte e da cultura.

TIRO CURTO

• A Associação dos Vereadores do Alto Taquari (Avat) realiza o 117º Encontro de Legislativos do Vale neste sábado, com início às 8h30min, na Casa do Morro, em Cruzeiro do Sul. Na ocasião, será oficialmente empossada a nova diretoria da entidade.
• Um curioso requerimento assinado pelo vereador Carlos Ranzi (MDB) solicita o envio de ofício à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), e também ao Ministério Público de Lajeado. Segundo o parlamentar, alguns moradores da Coahb Moinhos estão pagando “por um sistema de tratamento de esgoto que não está sendo utilizado”.
• Ainda na câmara de Lajeado, o vereador Vavá (MDB) protocolou novo projeto de lei para homenagear Adilvo Battisti com o Título de Cidadão Benemérito Lajeadense.
• Prefeito de Teutônia, Celso Forneck (PDT) diz que vai antecipar o retorno das férias para se dedicar ao assunto envolvendo a crise na Cooperativa Languiru. E tem gente esperando, também, posicionamento e/ou movimentos de outros agentes públicos da cidade. Entre eles, o ex-prefeito Jonatan Brönstrup (PSDB), atual Chefe de Gabinete da Casa Civil do Estado.
• O governo de Estrela realizou nessa semana o primeiro encontro do Conselho do Futuro, cuja missão é traçar os objetivos e estratégias para os próximos 20 anos. Elmar Schneider recebeu os empresários Mauro dos Santos Filho, Márcio Lehnen e Maurício Rafaelli, além da gerente de negócios Agro do Sicredi, Neiva Huve Braun. E eles já definiram os quatro eixos de trabalho para apresentação de propostas: Indústria, Agronegócio, Educação e Turismo.

Acompanhe
nossas
redes sociais