Promotor deixa MP de Lajeado após 24 anos

DESPEDIDA

Promotor deixa MP de Lajeado após 24 anos

Colegas e amigos se despediram de Neidemar Fachinetto. Promotor assumirá função na subprocuradoria de Gestão Estratégica do Ministério Público

Por

Promotor deixa MP de Lajeado após 24 anos
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A semana de despedida do trabalho no Ministério Público (MP) de Lajeado foi dedicada a relembrar momentos marcantes da atuação de Neidemar Fachinetto. Após 23 anos e 11 meses, o promotor de Justiça deixa a comarca para atuar em Porto Alegre, na Procuradoria-Geral de Justiça, no setor de Gestão Estratégica.
As homenagens começaram na quinta-feira, com líderes comunitários, promotores, integrantes do judiciário, autoridades públicas, familiares e amigos. Na sexta-feira, a manhã foi dedicada para uma comemoração com toda a equipe da promotoria.
Colegas relembraram momentos marcantes, desde a atuação em iniciativas voluntárias, como na coordenação do Programa Vida+Viva Sem Álcool, até fatos desafiadores, passando por histórias curiosas e engraçadas. “Estar com o Fachinetto sempre foi uma aventura”, brinca o promotor Sérgio Diefenbach.
Nas mais de duas décadas, o promotor atuou na promotoria de Meio Ambiente, Infância e Juventude, Criminal e Eleitoral. Entre os casos atendidos, desenvolveu medidas de combate a poluição sonora na área central, atuou na implantação do sistema de licenciamento, que tornou mais ágil as liberações para instalação de empresas em Lajeado, além de ter sido um dos criadores do Fórum Municipal de Enfrentamento à Drogadição no início dos anos 2000, período em que a alta no consumo de crack preocupava autoridades locais.

ENTREVISTA

Neidemar Fachinetto • promotor de Justiça

“Temos uma forma de administrar e precisamos dar a velocidade
que a sociedade demanda”

Nascido em Campo Novo e criado em Ijuí, Neidemar Fachinetto, é formado em Direito, especialista em Direito da Criança e do Adolescente, pela Escola Superior do Ministério Público. Ingressou na promotoria de Horizontina em 1993. Nessa sexta-feira, 3, completou 30 anos como promotor de Justiça do MP gaúcho.

A Hora – Como pode resumir quase 24 anos de atuação em Lajeado e no Vale?
Neidemar Fachinetto – Antes de tudo me sinto feliz e gratificado. De ter tantas pessoas importantes na minha vida profissional e pessoal comigo neste momento (durante a homenagem com a equipe, nessa sexta-feira). Não sei se sou merecedor de tamanha deferência e homenagens. Em todos esses anos, sempre procurei fazer a minha entrega com o máximo de dedicação. Por vezes até superando minha capacidade. Esperto ter contribuído, tanto no atendimento à população quanto com ações comunitárias, que até hoje continuam.
É o caso da Alsepro (Associação Pró-Segurança Pública), da interlocução com o Judiciário, com o Executivo municipal, com grupos de apoio. Busquei nortear meu trabalho, muito pela própria função institucional, mas também de cuidados com a comunidade para termos uma cidade e região cada vez melhor.
Me despeço de Lajeado em definitivo e segunda-feira já assumo uma nova função. Sou muito grato a tudo que vivi aqui. Vou continuar próximo ao Vale do Taquari. Continuar como conselheiro do Lajeadense, sempre com um canal ligado com essa região e essa cidade.

– O Vida+Viva sem Álcool é um dos marcos de ação comunitária e sempre teve no senhor uma referência. Como fica?
Fachinetto – O programa continua. Inclusive passamos por um momento muito bonito, de expansão regional. Vamos chegar em Estrela, Cruzeiro do Sul e Arvorezinha. Agora, eu estando em Porto Alegre, pretendo ajudar a tornar o Vida+Viva uma iniciativa em todo o nosso estado. Quero levar esse programa como referência.

– Quais serão os desafios na Procuradoria-Geral de Justiça?
Fachinetto – Primeiro penso ser um reconhecimento pelos 30 anos de atuação como promotor. Acredito que isso me dá experiência de saber sobre a atividade fim do Ministério Público, de como é a relação do promotor com a comunidade.
Vou trabalhar na subprocuradoria de Gestão Estratégica. Fui convidado para implantar um novo sistema de governança, de como o MP toma as decisões que impactam no serviço à comunidade. Com um objetivo de ser mais ágil, célere e com melhores resultados. Temos uma forma de administrar e precisamos dar a velocidade que a sociedade demanda.

Acompanhe
nossas
redes sociais