Pisa da uva ao som do tamborim

TURISMO E GASTRONOMIA

Pisa da uva ao som do tamborim

A vontade de empreender no ramo do turismo e a percepção da falta de roteiros voltados ao povo negro motivaram a advogada Miriam Santiago Krindges a reformatar uma atividade tradicional. O Sítio Rosa do Vale chama a atenção dos visitantes por trocar a gaita italiana por samba na hora de produzir o vinho

Por

Pisa da uva ao som do tamborim
Créditos: Júlia Amaral
Poço das Antas

Como ninguém fez isso antes?”, foi o que pensou a advogada paulista Miriam Santiago Krindges quando teve a ideia da Pisa da Uva com Samba. A atração troca a gaita italiana pelo cavaquinho e tamborim e tem chamado atenção dos interessados pela história do povo negro.

Empreendimento recente, o Sítio Rosa do Vale, comandado por Miriam, fica em Poço das Antas, na localidade de Boa Vista. A primeira Pisa da Uva com Sambao correu em janeiro, mas a ideia já existia há tempos. Foi no fim de 2021 que ela e o marido Irani encontraram em Curitiba a inspiração para dar uma nova vida à propriedade da família, como o casarão construído em 1912.

A proposta era transformar o local em uma pousada e expandir as pequenas produções de geleias e vinho, que já aconteciam em pequena escala e de forma artesanal. Os planos de negócio começaram a surgir quando Miriam deixou de atuar como advogada para estar mais perto da filha de três anos.

Trabalhar em casa parecia uma boa alternativa. Assim, Miriam procurou a Emater e passou a integrar o programa Acelera Turismo, no começo de 2022. No entanto, a família não conseguiu o financiamento necessário para dar início às reformas do casarão e expansão das produções artesanais.

Confira a matéria completa na edição deste fim de semana, 4 e 5, do Jornal A Hora. Disponível para assinantes NESTE LINK.

Acompanhe
nossas
redes sociais