Em um ano, Setor Grãos colhe mais de 12 mil toneladas de milho silagem

Produzido por Estúdio Alfa

Em um ano, Setor Grãos colhe mais de 12 mil toneladas de milho silagem

Produção foi contabilizada nas quatro granjas da Dália Alimentos, localizadas em Arroio do Meio, Nova Bréscia, Roca Sales e Candelária

Apresentado por

Há um ano, o Setor Grãos foi instituído pela Dália Alimentos para atuar de forma integrada com produtores das granjas de leite em lavouras de milho contratadas para corte de silagem. Para isso, foi estruturada a assistência técnica com a parceria de produtores, além de cinco áreas próprias para ampliar as parcerias com produtores interessados na venda de milho grão. Entre 2022 e 2023, a nova modalidade rendeu a colheita de mais de 12 mil toneladas de milho silagem. 

 

Segundo o supervisor do Setor Grãos, Roni Roese, destacaram-se as lavouras da região de Candelária, onde foram plantados 82 hectares de milho silagem para abastecimento da granja. Devido ao bom desempenho, a produtividade será suficiente para o período de 15 meses. O plantio foi realizado no final de julho e início de agosto, resultando na produção de 3.291.618 quilos de silagem, uma média de 40.141 quilos/hectare e 38% de matéria seca.

 

“Mesmo com períodos de carência hídrica na região, os números foram bons. O corte foi realizado por meio de colhedoras forrageiras com cracker, proporcionando uniformidade e total quebra de grãos. Os produtores foram bem receptivos à assistência técnica e agiram com profissionalismo, seguindo as orientações de plantio, adubação e tratos culturais. O resultado apareceu em volume e qualidade da silagem produzida”, avalia Roese.

 

Armazenamento

Atualmente, os silos de armazenamento de silagem da Dália têm capacidade entre 800 e mil toneladas, em cada um dos quatro condomínios leiteiros, totalizando a capacidade de 3,5 a 4 mil toneladas por granja. “Hoje, as granjas de Arroio do Meio, Candelária, Nova Bréscia e Roca Sales operam com cerca de mil animais.” Ao todo, são 380 hectares de silagem destinados para alimentar o rebanho e todo o trabalho é feito por 35 produtores associados integrados na produção de silagem.

 

Como funciona o setor?

O Setor Grãos, composto pelo supervisor e pela engenheira agrônoma Letícia Piccinini, fomenta a produção de grãos junto aos associados para abastecimento das fábricas de rações da cooperativa, além da produção de silagem, pré secado e feno para abastecimento das Granjas Leiteiras de Produção Integrada da Dália.

 

Na prática, o trabalho com a silagem inicia nos meses de abril e maio, quando é assinado o contrato de compra e venda com o associado. Em seguida, se estabelece uma linha de trabalho, com definição dos híbridos, adubação, população de plantas por hectare, manejos fitossanitários, coleta e análise de solo, interpretação e apresentação ao produtor para eventual correção de deficiências no solo, que pode ocorrer durante o inverno, antes do plantio.

 

Assistência técnica 

O setor oferece toda assistência técnica para o produtor. “Temos como objetivo, além da produtividade, a qualidade dos grãos e das forragens”, afirma Letícia. Mesmo nestes anos de fenômeno La Niña, as semeaduras do milho na janela de plantio de agosto tem proporcionado ótima produtividade, por permitir clima adequado ao milho, com noites de temperatura amena próximo a 20ºC e temperatura do dia em torno dos 35ºC. Além disso, o principal propulsor do alto rendimento do milho silagem é a adubação adequada, tanto no plantio quanto na cobertura.

 

Interesse nos grãos?

Em formato semelhante ao da silagem, está sendo formado o Programa de Fomento à Produção de Grãos. “Buscamos aproximar os produtores de milho grão à cooperativa para aumentar a captação do milho que é produzido na região pelos produtores associados e não associados”. Os produtores interessados podem procurar a equipe da Dália ou o conselheiro da sua região.  

 

LEGENDA:

Silos de silagem da Dália têm capacidade entre 800 e mil toneladas, em cada um dos quatro condomínios leiteiros

crédito: Kástenes R. Casali/divulgação