CCR avalia inclusão de obra na Bento Rosa

BR-386

CCR avalia inclusão de obra na Bento Rosa

Contrato de concessão da BR-386 será revisado no próximo ano, o que possibilita inclusão de novas intervenções no trecho. Elevação abaixo da ponte seca é demandada por entidades e município por conta das cheias

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CCR avalia inclusão de obra na Bento Rosa
Imagem ilustrativa (Foto: Mateus Souza / Arquivo)
Lajeado

Se depender da vontade da CCR ViaSul, a elevação do trecho da rua Bento Rosa, que passa sob a ponte seca da BR-386, tende a ser executada. A obra poderá ser incluída no plano de intervenções na rodovia a partir de 2024, quando a concessão completa cinco anos. A modificação é demandada por entidades e também pelo Executivo municipal.
Em entrevista à Rádio A Hora 102,9, o coordenador de engenharia da CCR ViaSul, Fábio Hirsch, comenta que a demanda é de conhecimento da concessionária e que há um trabalho em andamento com o município para buscar uma solução ao local. O objetivo é minimizar prejuízos em decorrência de possíveis enchentes do rio Taquari, com o aumento da cota 22 para 24.
“Houve uma vistoria recentemente da ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres) no local, com a presença da prefeitura. Eles avaliaram e o município encaminhou o projeto. Precisa agora do aval deles”, salienta Hirsch. Ele esclarece que, qualquer obra executada dentro da faixa de domínio federal, além da aprovação da concessionária, precisa do aceite da agência reguladora.
Hirsch ressalta que existe uma altura disponível entre o pavimento na rotatória e as vigas da ponte, o que possibilitaria a elevação. “É um acesso que alaga com facilidade e causa transtornos. Estamos trabalhando internamente para ver o andamento do projeto e as condições técnicas. O Executivo de Lajeado tem sido bem atuante nisso. Agora tende a andar mais para um caminho técnico”.
Na próxima quarta-feira, 8, o Conselho de Usuários da rodovia se reúne em Porto Alegre, na sede da CCR ViaSul, para debater a inclusão de mais obras. A região será representada por Ivandro Rosa, indicado pelo Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). A cada cinco anos, o contrato de concessão passa por revisão.

Alagamentos na rodovia

Há duas semanas, dois episódios de chuva intensa resultaram em alagamentos na 386, nas imediações das Bebidas Fruki. A situação causou transtornos a quem trafegava pela rodovia e gerou críticas de usuários e também de empresas lindeiras ao trecho. Sobre isso, Hirsch comenta que a CCR têm monitorado o Arroio do Engenho ao longo da obra.
“Na galeria de drenagem há duas adutoras, e a Corsan pretendem remanejá-las com um método não destrutivo, passando por debaixo da estrada. Ainda estamos avaliando com o Executivo todo o trânsito do Arroio do Engenho. Essas duas chuvas foram fora da curva, e a Décio Martins Costa, onde o arroio desemboca, tem que ser tratada em conjunto para atuar nesse local”.

Avanço das obras

A CCR ViaSul considera 50% pronta a obra da ampliação da capacidade de tráfego entre Lajeado e Estrela da BR-386. São 10,2 quilômetros de faixas adicionais a serem construídas, em ambos os sentidos. Hirsch lembra que o prazo para conclusão dos trabalhos é para fevereiro de 2024.
“Alcançamos metade dela, que é principalmente o trecho entre a ERS-130 e a Bento Rosa. Agora já entramos no trecho de Estrela, com obras no trevo principal. E também estamos avançando na obra da interseção em Colinas, que possibilita todos os movimentos naquele local”, frisa.

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