Muita tensão na Languiru

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Muita tensão na Languiru

Por

A situação da gigante Languiru preocupa e muito o Vale do Taquari. E a tensão não é restrita aos diretores e associados. Muito pelo contrário. A sociedade regional sabe a importância da cooperativa para a maioria das cidades e demonstra muita preocupação com o futuro de toda a cadeia envolvida. E o cenário é avassalador para a direção. As notícias sobre a dívida bilionária e as dificuldades para honrar compromissos básicos já correm o país e, por consequência, corroem a credibilidade de quem ainda está à frente dos negócios. É um cenário difícil. Muito difícil. E, para muitos, o melhor caminho para reiniciar a recuperação é aumentar a transparência e trocar a presidência. Além de torcer para que outras variáveis retornem a patamares mais justos às cooperativas.

Alagamentos na BR-386

Um grupo de representantes da CCR Viasul, da Corsan e do governo municipal de Lajeado já debatem soluções para um problema grave junto à BR-386. Nas duas últimas chuvas mais torrenciais, um pequeno trecho da rodovia – sobre o Arroio do Engenho – transbordou de forma desproporcional e perigosa. E algo precisa ser feito com urgência para evitar uma tragédia.

Homenagens em Lajeado

Após a apresentação de propostas para criação do Parque Darci Corbellini e da Praça Esportiva Élio Giovanella, ambas no São Cristóvão, a câmara de vereadores também vai avaliar um novo projeto de homenagem. Desta vez, protocolado pelo vereador Deolí Gräff (PP). O progressista sugere denominar de Rótula Maria Bernardete Heemann Betti a nova rótula do Parque Ney Santos Arruda, na Rua Osvaldo Aranha, quase às margens do Rio Taquari. Maria foi a primeira mulher do Vale do Taquari a conquistar o título de Miss Rio Grande do Sul, em 1970, e posteriormente, também venceu o concurso Miss Brasil, em 1971. Ela morreu em abril de 2014.

Mudanças em Estrela

A administração municipal de Elmar Schneider mudou após o fim das férias do prefeito. Nesta semana, além de confirmar Felipe Diehl e Renata Cherini para as Secretarias da Fazenda e de Desenvolvimento Social e Habitação, respectivamente, o chefe do Executivo de Estrela também alterou peças do alto escalão. As diretoras de Licitações, Joceane Lenhart, e de Governo, Andressa Träesel, não fazem mais parte do governo. Os substitutos ainda serão definidos.

A necessária resposta do povo gaúcho

O governador Eduardo Leite (PSDB) acerta ao mobilizar a estrutura do Executivo gaúcho, e criar um grupo de trabalho com diferentes secretarias para dar uma resposta ao país. O caso dos trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão em colheitas de uva na Serra Gaúcha precisa ser verdadeiramente debatido pela sociedade. Este caso precisa ser um divisor de água nesta triste realidade que ainda nos assola. Precisamos de mais fiscalização e punição. Em outras oportunidades, inclusive aqui no Vale do Taquari, os flagrantes não geraram tanta comoção. Desta vez, a maldade que ainda impera entre uma parcela mínima dos empresários não pode passar batida perante nossas autoridades. Precisamos deixar claro que o Rio Grande do Sul não tolera esse tipo de ameaça à integridade moral e física de qualquer trabalhador, seja ele de qualquer parte do planeta.

Tiro Curto

ERRATA: na edição de ontem, publiquei que o governo de Lajeado gastou R$ 220 milhões em compras em 2022, sendo que R$ 190 milhões foram gastos em empresas ou indústrias da própria cidade. As cifras estão corretas. Mas os valores se referem ao ano de 2021. Já os dados do ano passado ainda não foram analisados na integralidade pelo Tribunal de Contas do Estado.

• O Fórum das Entidades quer contribuir com a formatação do Plano de Mobilidade Urbana de Lajeado, e também com sugestões ao projeto de lei que pode instituir o serviço de inspeção predial por parte do poder público. São dois movimentos de suma importância para o desenvolvi- mento sustentável e seguro do principal município do Vale do Taquari.

Um tópico divulgado na coluna do colega Fabiano Conte, no fim de semana, incomodou agentes públicos do PSDB. Eles não gostaram de ler sobre a possibilidade do PP insistir em chapa pura no ano que vem – Fabiano Bergmann, o “Medonho”, estaria cotado para concorrer a vice-prefeito. Para os tucanos, o partido possui condições de lutar pelo protagonismo no pleito. Aguardemos.

• Aliás, alguns tucanos, assim como alguns Progressistas, reclamam de uma certa distância entre eles e o Gabinete do prefeito.

Em comemoração aos 47 anos do PT, a coordenação regional do partido realiza uma celebração nesta sexta-feira. O evento inicia às 19h30min, na Associação Atlética Municipal, em Lajeado. Entre as presenças, os deputados estaduais Pepe Vargas, Bohn Gass, Leonel Radde, a deputado federal Reginete Bispo, e ainda o Secretário de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Maneco Hassen.

• A Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat) passa a contar com mais uma associada: a câmara de Boqueirão do Leão. A parceria foi firmada na terça-feira.

Agentes políticos de Estrela querem o acesso do bairro Imigrantes ao bairro Pinheiros entre as pautas que serão debatidas pela Comissão Tripartite, formada para acompanhar e sugerir mudanças e melhorias no contrato de concessão da BR-386. Há pedidos, também, por melhorias no acesso ao município de Marques de Souza. Entre outras “cositas más”…

Acompanhe
nossas
redes sociais