Entidades reforçam pedido por elevação de trecho sob a ponte seca

POLÍTICA E CIDADANIA

Entidades reforçam pedido por elevação de trecho sob a ponte seca

Projeto será apresentado em reunião do Conselho de Usuários da BR-386, em Porto Alegre, na próxima semana. Intenção é incluir obra no contrato de concessão a partir da revisão prevista para 2024, quando CCR completa cinco anos à frente da rodovia

Por

Entidades reforçam pedido por elevação de trecho sob a ponte seca
Trecho está em obras para ampliação da ponte. Porém, projeto da CCR não prevê elevação do vão, que evitaria prejuízos decorrentes das enchentes (Foto: Mateus Souza)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A elevação de trecho da rua Bento Rosa, localizada sob a ponte seca da BR-386, foi a principal demanda defendida em reunião do Fórum das Entidades na manhã de ontem, 1º. O encontro, ocorrido na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), definiu o encaminhamento da proposta para discussão na próxima semana, em Porto Alegre.

Elaborado pelo município, o projeto visa aumentar a via em dois metros e minimizar os riscos de alagamentos por conta das enchentes do rio Taquari. Com isso, passaria da cota 22 para a cota 24. Até hoje, a maior parte das cheias em Lajeado superaram a cota atual, mas ficaram abaixo da mudança pretendida pelo Executivo e entidades.

O diretor de infraestrutura da Acil, Eduardo Gravina, abordou o assunto na reunião e lembra que o alteamento do trecho era discutido antes mesmo da concessão da BR-386 à CCR ViaSul. Porém, a obra acabou não inclusa no plano de intervenções. “É uma briga de muito tempo que voltou à tona por conta das obras da terceira faixa entre Lajeado e Estrela”, pontua.

Por ser um problema antigo, Gravina considera fundamental que a demanda seja atendida a partir de 2024, com a revisão do contrato de concessão – que ocorre de cinco em cinco anos –. “Esses projetos são elaborados por pessoas de fora que não conhecem tanto a nossa realidade. Por isso, acabou passando. Precisa estar no escopo da CCR”.

Repactuação

O encontro na próxima quarta-feira, 8, na capital gaúcha, será na sede da CCR ViaSul e reunirá o chamado Conselho de Usuários da BR-386 (comissão tripartite). A região tem assento no grupo, com o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT), Ivandro Rosa.

É Rosa quem fará a apresentação do projeto na reunião. Conforme ele, a obra não estava prevista na proposta inicial de aumento da capacidade da BR-386. Na época, ainda não havia sido construída a unidade da Havan nas imediações, bem como o Parque Ney Santos Arruda e a via de acesso não haviam sido projetadas pelo município.

“Esses movimentos se intensificaram ali e, agora, essa elevação pode entrar na revisão do contrato. O Fórum das Entidades endossa, pois seria uma prioridade de Lajeado,” frisa. No entanto, Rosa lembra que a discussão envolve a concessão como um todo – das quatro rodovias administradas pela CCR ViaSul – e há também demandas de outras regiões, o que influencia no valor da tarifa.

“As próprias cidades do Vale às margens da 386 também tem seus pleitos, como Estrela, Bom Retiro do Sul, Marques de Souza e Fazenda Vilanova. Depois, seria feita uma audiência pública para definição dessa obras para que entrem no contrato a partir do ano que vem”, esclarece.

Visita da ANTT

Em novembro, técnicos da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) visitaram Lajeado para vistoriar as obras de ampliação da BR-386. Na ocasião, o governo municipal aproveitou e apresentou o pedido de elevação do trecho na Bento Rosa. Pouco tempo antes, a CCR havia negado a possibilidade de executar a obra.

Acompanhe
nossas
redes sociais