Amvat confirma mudanças em estatuto na primeira assembleia de 2023

VALE DO TAQUARI

Amvat confirma mudanças em estatuto na primeira assembleia de 2023

Entidade passa a ter maior legitimidade para representar a região e passará de dois para quatro vice-presidentes. Mensalidades pagas pelos municípios associados aumentam até 94,3%

Por

Atualizado quarta-feira,
01 de Março de 2023 às 15:17

Amvat confirma mudanças em estatuto na primeira assembleia de 2023
Encontro foi o primeiro presidido pela nova diretoria, encabeçada pelo prefeito de Estrela, Elmar Schneider (Foto: Jhon Willian Tedeschi)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) promoveu sua primeira assembleia geral deste ano, na manhã dessa quarta-feira (1º). Os principais assuntos em pauta foram a reestruturação no estatuto da entidade e uma proposta para novos serviços a serem ofertados. Também foram apresentadas aos associados alterações nos valores das mensalidades.

LEIA MAIS: CCR ViaSul indica representação regional para comissão

O presidente da Amvat, Elmar Schneider, explica que a mudança atende a uma legislação em nível federal e vai possibilitar que a diretoria tenha uma nova formatação, com quatro vice-presidentes ao invés dos dois atuais. “Essa alteração vai servir para que possamos dar um valor maior à posição de representatividade da nossa associação no Vale do Taquari.”

O ajuste atende a uma orientação da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), para que as entidades regionais atualizem os estatutos. A associação do Vale do Taquari deve ser a primeira no estado a consolidar as alterações.

Um incremento na estrutura funcional da Amvat foi proposto e aprovado pelos prefeitos. A nova diretoria defende a necessidade da associação ter assessorias jurídica, de comunicação e de relações institucionais. “É impossível que o presidente ou o vice-presidente faça”, afirma Schneider.

Com essa alteração, também fica confirmada a mudança nas mensalidades pagas pelos municípios. O valor destinado pelas administrações é proporcional ao orçamento. O último reajuste ocorreu em junho de 2021 e o aumento varia de 32,8% a 94,3%. Os seis municípios com maior orçamento – Lajeado, Venâncio Aires, Estrela, Teutônia, Arroio do Meio e Taquari – terão a maior variação, com a mensalidade passando de R$ 1.060 para R$ 2.060.

Referência hospitalar no Vale

Schneider garante que a região está próxima de ter uma referência em atendimentos de traumatologia, hoje feitos em Canoas. “Está muito difícil o atendimento em Canoas, para não dizer que está o caos.” Para isso se consolidar, ele aposta que os municípios, inclusive da parte alta do Vale, vão se incorporar na demanda. “Tenho certeza absoluta que todos os municípios vão estar juntos em todas as pautas que forem do interesse das pessoas”, conclui.

Acompanhe
nossas
redes sociais