Adeus e obrigado, Dona Carmen!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Adeus e obrigado, Dona Carmen!

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

“A prefeita Carmen veio a falecer na Praia da Pinheira”. Foi essa a mensagem encaminhada por uma fonte à Central de Jornalismo do Grupo A Hora. Passava das 13h45min quando a redação recebeu a triste notícia que, minutos depois, foi oficializada pelo Corpo de Bombeiros do município de Palhoça (SC). Não parecia verdade. A primeira vereadora e primeira – e única – prefeita mulher na história da principal cidade do Vale do Taquari não vai mais me interpelar nas proximidades do Edifício Antares, no Centro, para conversar sobre os últimos movimentos da política e da vida cotidiana de Lajeado.

A partir de agora, ficam as lembranças dos ensinamentos e dos necessários puxões de orelha direcionados a este colunista. E sempre ela estava certa, é claro – assim como nem todas as suas decisões políticas foram corretas. E isso é do jogo. É da vida. Mas ela não usava da má-fé e tampouco pisava em adversários ou aliados para galgar espaços na vida pública. Pelo contrário. Dona Carmen sempre será lembrada como uma pessoa correta. Com erros e acertos, mas com a necessária decência que tanto cobramos dos agentes públicos. Que pena, Dona Carmen. Você ainda merecia passar muitos e longos anos junto à tua Lajeado. Mas a vida é assim. Agora, só me resta desejar uma boa passagem. E agradecer, agradecer e agradecer. Vá com Deus! foram tantos…

“Ô gurizinho, vem cá. Como tá o pai?” Era assim que Dona Carmen me chamava. O primeiro assunto sempre era o meu pai, um fiel amigo em momentos de alegrias, preocupações, vitórias e derrotas na intensa vida pública da ex-prefeita. “Ele ainda está fumando?”, questionava ela, com seu jeito peculiar, que misturava dureza e doçura de forma harmônica. Dona Carmen era “faca na bota”, mas com um coração do tamanho do mundo. E vamos combinar. A dureza foi necessária para encarar plenários, gabinetes e mesas de reuniões tomadas de agentes públicos homens, pouco dispostos a aceitar ordens ou propostas encaminhadas por uma mulher. Mas ela não costumava tocar muito nesse assunto. E quando tocava, era com seu jeito doce e bem humorado.

Aos 79 anos de idade, Dona Carmen seguia muito atenta aos bastidores da política. E curiosa. Me perguntava sobre os fatos, e na sequência pedia a minha opinião. Depois de ouvir atentamente, me alertava sobre os eventuais equívocos ou pré-julgamentos. Sempre me convencia a pensar melhor sobre este ou aquele assunto. Nem sempre ela estava certa, é claro – assim como nem todas as suas decisões políticas foram corretas. E isso é do jogo. É da vida. Mas ela não usava da má-fé e tampouco pisava em adversários ou aliados para galgar espaços na vida pública. Pelo contrário. Dona Carmen sempre será lembrada como uma pessoa correta. Com erros e acertos, mas com a necessária decência que tanto cobramos dos agentes públicos.

Que pena, Dona Carmen. Você ainda merecia passar muitos e longos anos junto à tua Lajeado. Mas a vida é assim. Agora, só me resta desejar uma boa passagem. E agradecer, agradecer e agradecer. Vá com Deus!

Uma Estrela para o futuro

O governo de Estrela preparou um belo material publicitário para  apresentar uma cidade do futuro. Os audaciosos e conceituados projetos para o Parque da Lagoa, o complexo da Polar, a escadaria, a ciclovia, e a Cascata Santa Rita, principalmente, serão apresentados a grandes investidores do setor gastronômico, cultural e de lazer do Estado e do país. O material é de encher os olhos e atesta que o município tem solo fértil de sobra para esses novos empreendimentos, seguindo os passos de grandes cidades, como a nossa Porto Alegre, por exemplo, que modernizou e devolveu vida à toda a orla do Guaíba. Foi um passo importante do Executivo estrelense. Agora é tirar do papel.

TIRO CURTO

• Hoje ocorre a assembleia da Amvat, no Estrela Palace Hotel, a partir das 9h30min. Além de debater a necessidade de reforçar o protagonismo da entidade, especialmente diante do novo debate sobre concessões de rodovias estaduais, o grupo de prefeitos também projeta uma justa homenagem à ex-prefeita de Lajeado, Carmen Regina.

Quatro vereadores de Encantado estão em Brasília. Duda do Táxi (MDB), Marino Deves (PP), Andresde Souza (MDB) e Roberto Salton (PDT) embarcaram ontem e retornam na sexta-feira. A justificativa das quatro viagens é mesma: visita à bancada gaúcha de Deputados Federais para solicitar recursos ao município.

• Aliás, na semana retrasada os mesmos vereadores (com exceção de Marino Deves) participaram de mais um curso promovido pela AGAP, em Porto Alegre, entre os dias 14 e 17. E cada um recebeu R$ 1,4 mil em diárias para estudar na capital.

Em Estrela, o vereador Volnei Zancanaro (UB) solicita ao Executivo a cópia do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios – o popular PPCI – de todas as escolas da rede municipal de ensino.

• Já o vereador João Braun (PP) sugere a criação de um grupo de trabalho dentro da Secretaria de Infraestrutura Urbana para “manutenção de vias” em Estrela.

Ainda na câmara de Estrela, o plenário deve receber na próxima sessão a visita de representantes da Comissão Organizadora da MultiMulher.

• E sim, já estamos em março. Boa quarta-feira a todos.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais