Entrega de kits escolares motiva críticas na câmara de Estrela

Legislativo

Entrega de kits escolares motiva críticas na câmara de Estrela

Parlamentares aprovaram a entrega dos itens para os estudantes no fim de 2021, mas o entrave nas licitações impediu o processo de avançar

Por

Entrega de kits escolares motiva críticas na câmara de Estrela
Sessão da câmara de ontem à noite aprovou dez projetos (Foto: Jhon Willian Tedeschi)
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As reclamações sobre a não distribuição de kits escolares e uniformes para os alunos da rede municipal foram destaque na sessão do legislativo, na noite dessa segunda-feira, 27. Os parlamentares aprovaram a entrega dos itens para os estudantes no fim de 2021, mas o entrave nas licitações impediu o processo de avançar.

O vereador Volnei Zancanaro (União Brasil) levou a questão à tribuna e apresentou uma lista de materiais escolares que as escolas do município repassaram aos pais. De acordo com ele, os valores poderiam variar entre 250 e 600 reais, a depender das necessidades do aluno.

Outros vereadores argumentaram, ao relatar contatos com a secretaria da educação. “Foi dito que a licitação saiu muito tarde no segundo semestre. O governo estaria vendo orçamentos, para saber o que será investido”, ponderou Douglas Daroit (PTB).

Na mesma linha foi Ernani de Castro (MDB), ao citar que a compra dos uniformes vai passar por uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa). “Feita uma tomada de preços e reduziu para cerca de 40% do valor.”

Posto do Auxiliadora O parlamentar do União Brasil citou que há uma previsão para abertura do posto do bairro Auxiliadora, entre os meses de abril e maio. No entanto, ao mencionar o aluguel pago pelo governo para manter o prédio na rua Santa Cecília, de cerca de R$ 3,8 mil mensais, que a população “não crie falsas expectativas”.

Projetos em votação

Com a ordem do dia sem propostas, foram incluídos 11 projetos por acordo das comissões. O primeiro deles, foi da votação para que o município faça a doação de área para a construção de um novo prédio para o Foro. O vereador João Braun (PP) foi um dos que votaram contra. “Não sou contra a construção do Foro. Sou contra a localização indicada.” O outro voto contrário foi de Volnei Zancanaro.

Aporte a empreendimento

Foi aprovado um incentivo à empresa Geração Própria, do ramo de energia solar. Os recursos totalizam R$ 60 mil, que servirão para os empreendedores financiarem o aluguel das estruturas para operação, na localidade de Novo Paraíso.

Mais dez aprovações

Outros dez projetos foram vota- dos e aprovados por unanimidade. Nove deles estabeleciam ajustes orçamentários, como a inclusão de despesas para adequação e reforma de prédios públicos vinculados à secretaria da saúde, convênio e contrapartida para a Rede de Proteção à Mulher, entre outros. O último faz um ajuste jurídico na lei que instituiu o programa Desenvolvimento Sustentável.

Acompanhe
nossas
redes sociais