Confira agenda de atividades sobre preservação ambiental no Vale

VIVER CIDADES

Confira agenda de atividades sobre preservação ambiental no Vale

Intenção de ações é envolver crianças e adultos no sentido de destacar a importância da preservação

Por

Confira agenda de atividades sobre preservação ambiental no Vale
Estrelas do conhecimentos (Foto: Frederico Sehn)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Administrações municipais, instituições de ensino e organizações do terceiro setor programam diversas atividades voltadas à educação ambiental. A intenção é envolver crianças e adultos no sentido de destacar a importância da preservação. Além disso, chamar a atenção para a necessidade de mudar o comportamento, conservar os recursos naturais e ser um agente transformador. Confira e participe.

21 de março
Estrelas do Conhecimento

A segunda edição da Estrelas do Conhecimento – Feira da Inovação, Ciência e Tecnologia será lançada em 21 de março, com palestra do doutor em educação Guto Niche Teixeira. Oportunamente, a secretaria de Educação vai divulgar o horário e local da atividade.

A Estrelas do Conhecimento ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto e ampliará a abrangência para outros municípios.

No ano passado, com inscrições restritas às escolas da rede municipal de Estrela, foram inscritos 360 trabalhos e selecionados 60 para exposição.

5 de março
3º Festival Troca-troca

FESTIVAL TROCA (Foto:Acervo JBL)

O Jardim Botânico de Lajeado sediará, no dia 5 de março, das 13h30min às 19h, a 3ª edição do 3º Festival Troca-troca cultural.

O objetivo de promover e estimular a discussão de temas ambientais ligados à economia circular, preservação dos recursos naturais, reciclagem e compostagem, saúde integrativa e coletiva, alimentação inclusiva, cultura e etnias. A proposta é que as pessoas levem objetos que não utilizam mais para trocar por outros que possam ser úteis.

O evento funcionará de forma colaborativa. As inscrições são por meio de formulário. Quem deseja oferecer oficinas e rodas de conversa, deve acessar o link bit.ly/3HDSbLq; para expor produtos e serviços, bit.ly/3YaaRJF; para alimentos, bit.ly/3YwoVNq; e para talentos artísticos, bit.ly/3I5Z8GA. Contatos pelo (51) 3982-1099.

O 3º Festival Troca-troca cultural é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Lajeado.

3 de março
Guardiões Ambientais Mirins

Guadiões (Foto:acervo JBL)

O projeto Guardiões Ambientais Mirins (GAM) recebe inscrições até o dia 3 de março. Podem participar estudantes de 10 a 12 anos matriculados nas escolas de Lajeado (redes municipal, estadual e particular).

O GAM é um projeto de educação ambiental com atividades práticas e teóricas que envolve os alunos no contraturno escolar com turmas às terças-feiras, das 8h30 às 11h, e às quintas-feiras, das 13h30 às 16h. As atividades ocorrem, em sua maioria, no Jardim Botânico de Lajeado. Eventualmente ocorrem visitas a outros locais, como o Aterro Sanitário e o Canil Municipal. Ao final do ano, os alunos que tiverem frequência mínima de 75% se formam como Guardiões Ambientais Mirins.

Para inscrição é necessário apresentar documentos de identificação dos pais ou responsáveis e do estudante e comprovante de matrícula do aluno, no Centro de Educação Ambiental, localizado no Jardim Botânico de Lajeado. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30, e das 13h30 às 16h45, e sexta-feira, das 8h às 14h. Contatos pelo 3982-1099 (WhatsApp).

4 de março
Dia D de Descarte

(Foto: Arquivo Administração de Estrela)

O Dia D de Descarte abre o calendário de eventos da Administração de Estrela, no dia 4 de março. A entrega de óleo de cozinha usado, eletroeletrônicos, pilhas, vidros e lâmpadas será em sistema drive Thru. O ponto coleta será na Praça Menna Barreto e atenderá das 9h às 12h.

A ação tem os objetivos conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre a correta destinação dos resíduos especiais, e o quanto ela é fundamental para reduzir os problemas ambientais, sociais e de saúde pública que estão relacionados ao descarte inadequado.

Na mesma data e local ocorre a 1º feira de adoção de 2023, promovida pela Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa). A intenção é dar um novo lar para os animais que estão sob os cuidados da ong.

25 de março
Viva o Taquari-Antas Vivo

(Foto: Marcelo Grisa)

A ação Viva o Taquari-Antas Vivo chega à sua 16ª edição e soma mais de 53 toneladas de resíduos recolhidos das margens do rio Taquari e cerca de 7 mil voluntários envolvidos. A atividade deste ano está agendada para 25 de março. Além de Lajeado, já confirmaram participação, simultânea, os municípios de Venâncio Aires, Estrela, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul. Bom Retiro do Sul, Roca Sales e Encantado devem dar sinal verde nos próximos dias.

Em Lajeado, a coleta de resíduos às margens do rio Taquari começa às 8h. O ponto de encontro é no Porto dos Bruder. A mobilização pelo meio ambiente ainda prevê uma série de atividades culturais no Parque Ney Santos Arruda.

A Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado é organizadora da ação e conta com apoio de empresas, organizações e entidades.

Quem deseja ser voluntário deve fazer a inscrição antecipadamente. Contatos:
parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br
email: telefone (51) 3011-6900
site: www.acilajeado.org.br
Instagram: @parceirosvoluntarioslajeado
Facebook: facebook.com/parceirosvoluntarios.delajeado.9

Em abril

Exposição “O que os olhos não vêem: o mundo microscópico”

O Museu de Ciências Univates abrirá a programação de atividades de 2023 com a exposição “O que os olhos não vêem: o mundo microscópico”. A visitação começa na segunda quinzena de abril.

Além da exposição, o Museu oferecerá novas oficinas educativas para alunos da Educação Básica.

As escolas e os grupos maiores devem agendar as atividades, que consistem em visita guiada à sala de exposições e participação em uma das oficinas. Contatos pelo telefone (51) 3714 7000, ramal 5505, ou pelo e-mail mcn@univates.br.

O Museu de Ciências também disponibiliza exposições itinerantes – que podem ser levadas para diferentes locais -, também na condição de empréstimo. A prática é uma oportunidade de o Museu contribuir para a aquisição de conhecimento ambiental e história regional pelo público escolar e a comunidade. Outras informações em: univates.br/mcn

(Foto: Lucas Wendt)

Explorando os Mistérios Invisíveis

A atividade tem como objetivo principal o desenvolvimento de conceitos relacionados ao estudo de microrganismos, trazendo a relevância dos seres microscópicos que coexistem com a humanidade e como colaboram com o enriquecimento alimentar. Destinada a estudantes do 2° ao 5° do Ensino Fundamental.

Divisão Celular: toda célula origina-se de outra célula 

A Oficina busca implementar os conhecimentos acerca do crescimento dos organismos vivos e também do controle de água e sais do corpo. Destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Através da Lente: diversidade no mundo microscópico 

O objetivo desta oficina consiste em aproximar os alunos dos organismos microscópicos existentes em diferentes corpos d’água do campus da Univates. A atividade promove a ampliação do conhecimento a respeito dos diferentes grupos e seus menores representantes, como os protozoários, as algas, as bactérias, os fungos e alguns parasitas, trazendo, ainda, qual é o papel de cada um deles no ambiente em que vivem. Destinada aos alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Acompanhe
nossas
redes sociais