Biscoitos Zeca mostra como oportunidades para empreender estão em todos os lugares

Lajeado Empreendedora

Biscoitos Zeca mostra como oportunidades para empreender estão em todos os lugares

Idealizado em 2004, empresa deu um salto de produtividade a partir da criação do exclusivo Biscoito de Manteiga com Chocolate; hoje, portfólio está espalhado por diversas partes do país

Por

Atualizado terça-feira,
28 de Fevereiro de 2023 às 09:02

Biscoitos Zeca mostra como oportunidades para empreender estão em todos os lugares
Leila e André Hubner lideram o negócio idealizado no porão de casa. (FOTO: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Iniciar uma jornada empreendedora passa por diversos fatores. Inclusive, aproveitar as oportunidades. É o caso da Biscoitos Zeca, tradicional fábrica de bolachas presente no mercado desde 2004. Com atuação em todo o estado, no Sul do Brasil e em pontos de São Paulo e no Mato Grosso, a empresa começou pelo desejo do casal André Luis e Leila Beatriz Hubner de dar um destino à peça que sobrou na casa recém construída. 

Aos 18 anos, André chegou em Lajeado vindo de Arroio Alegre, em Forquetinha. Depois de trabalhar num posto de lavagem, ingressou numa empresa de transporte aos 22 anos. Nesse cenário, já casado com Leila, ele conclui a construção de sua casa. “Como fiz dois pisos, um vizinho queria saber o que eu ia fazer na parte de baixo. Na época, como o bairro estava crescendo, a gente resolveu abrir uma padaria em parceria com os tios da minha esposa”, lembra.

Ainda que o Distrito Industrial, onde até hoje a Biscoitos Zeca está localizada, estivesse crescendo, os primeiros passos foram difíceis. Além de comprar maquinário e contratar colaboradores, a empresa teve que financiar duas vezes o veículo utilizado para as entregas. “Depois da inauguração, voltei para a estrada uns seis meses depois. O que eu ganhava lá, injetava na empresa.  Fiquei por um ano assim para juntar dinheiro”, recorda André.

A decisão de se voltar plenamente ao negócio veio depois de uma acertada decisão: a criação da exclusiva Bolacha de Manteiga com Chocolate. A invenção foi fruto de uma experiência gastronômica de André. Depois de produzir uma manteiga, ele adicionou chocolate na receita. O resultado foi um sucesso. “Isso abriu portas no mercado, porque era um produto novo. Em menos de três meses, ligava gente de tudo que é lugar pedindo o produto. Como o espaço era pequeno, a gente resolveu fechar o mercadinho e focar só na produção de biscoito”, conta.

O crescimento foi exponencial. O aumento da demanda exigiu que fossem atrás de um novo prédio, inaugurado em 2007. Já o primeiro caminhão foi adquirido em 2013, enquanto a ampliação da operação lhes deu a convicção que era hora de dar um salto. Assim, em 2015 inauguraram sua atual sede, com 750 metros quadrados.

“Eu me orgulho da jornada. Foi sofrido, mas a gente deu a volta. As dificuldades vêm, mas, com um pouco de insistência, tudo funciona”, conclui André, nome à frente de um negócio que ilustra a capacidade empreendedora da cidade de Lajeado.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais