Medicamento para tratamento da covid-19 é distribuído gratuitamente pelo SUS

CORONAVÍRUS

Medicamento para tratamento da covid-19 é distribuído gratuitamente pelo SUS

Ele é indicado para pessoas com mais de 65 anos ou imunocomprometidos com mais de 18 anos

Por

Medicamento para tratamento da covid-19 é distribuído gratuitamente pelo SUS
Tratamento está indicado para pessoas com mais de 65 anos ou imunocomprometidos com mais de 18 anos (Foto: Julia Prado/MS/Divulgação)

Está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o primeiro medicamento para tratamento a pacientes com quadro leves a moderados da covid-19. Trata-se de uma associação dos antivirais Nirmatrelvir e Ritonavir. Ele está indicado para pessoas com mais de 65 anos ou imunocomprometidos com mais de 18 anos.

O medicamento visa reduzir o risco de internações, complicações e mortes pela covid-19. A definição quanto ao seu uso cabe ao médico, conforme avaliação no momento do atendimento. Para ter acesso ao tratamento, independentemente do status vacinal, o paciente deve se enquadrar nos critérios de idade ou imunossupressão e cumprir todos os pré-requisitos a seguir:

  • Ter covid-19 confirmada por teste rápido de antígeno ou por teste de biologia molecular (RT-PCR)
  • Estar entre o 1º e o 5º dia de sintomas
  • Apresentar quadro clínico leve ou moderado (covid-19 não grave)
  • Não requerer oxigênio suplementar

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde 2.445 kits do tratamento (cada um composto por uma caixa com 30 comprimidos, equivalentes a 10 doses). Desde o início de dezembro, quando começou a ser distribuído, já foram prescritos cerca de 150 tratamentos com o medicamento no Estado.

Após a prescrição médica, os pacientes e/ou responsáveis poderão solicitar o tratamento apresentando o formulário e os documentos do paciente na Farmácia de Medicamentos Especiais do seu município.

Diante do quantitativo recebido nessa primeira remessa pelo RS e da necessidade de monitoramento durante essa fase inicial da incorporação do tratamento, a SES adotou duas estratégias de dispensação aos pacientes que se enquadram nos critérios: nas Unidades Sentinelas da Síndrome Gripal (em Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Uruguaiana e Pelotas) e via as Farmácias de Medicamentos Especiais dos Municípios.

Acompanhe
nossas
redes sociais