Casa Bertozzi mostra que empreender também é uma tradição familiar

Lajeado Empreendedora

Casa Bertozzi mostra que empreender também é uma tradição familiar

Inaugurada em 1939, em Encantado, a loja de departamentos está presente em Lajeado desde 2001 e reflete em seu sucesso a vontade de empreender da família Bertozzi

Por

Atualizado terça-feira,
28 de Fevereiro de 2023 às 08:59

Casa Bertozzi mostra que empreender também é uma tradição familiar

Empreender nem sempre é algo natural em cada indivíduo. Algumas vezes, essa trajetória é uma consequência do ambiente em que ele está inserido. É o caso de Edson Rafael Bertozzi, que hoje, ao lado do irmão Nereu Hugo Bertozzi, lidera a Casa Bertozzi, tradicional loja de departamentos de Lajeado. Porém, foi em Encantado que teve seu início, em 1939.

A caminhada de Edson iniciou enquanto observava o pai, Reinoldo Bertozzi, que exercia o ofício de sapateiro na cidade. Aos 14 anos e com vontade de mudar de vida, Reinoldo foi buscar conhecimento em Anta Gorda e Bento Gonçalves. Quando retornou, abriu uma oficina onde consertava e fazia calçados. “Era a subsistência dele. As pessoas faziam os pedidos depois da missa de domingo. Na outra semana, vinham retirar”, recorda Edson.

A partir desse movimento, Reinoldo observou que revender calçados seria mais lucrativo. Então, no dia 1º de julho de 1939, a Casa Bertozzi abre as portas pela primeira vez, em Encantado. E é nesse cenário que, na década de 70,  Edson e o irmão Nereu entram de vez no negócio.

Edson teve o primeiro contato com o trabalho do pai aos 10 anos, em 1971. No turno oposto ao da escola, ficava na oficina e observava ele trabalhar. Aos 14, já ajudava seu Reinoldo a buscar os calçados em Novo Hamburgo, que, na época, ainda era o polo calçadista do estado. A viagem começava de manhã cedo e terminava no final do dia, quando voltavam com o carro cheio de mercadorias.

Enquanto Edson ajudava o pai com os produtos, o irmão Nereu administrava o negócio. Depois de estudar medicina em Rio Grande durante dois anos, decidiu voltar a Encantado para tocar a empresa, o que gerou certo espanto da comunidade, já que a cidade só tinha dois médicos até então. A vinda de Nereu, porém, foi essencial para o desenvolvimento da operação.

“Antes, as questões administrativas e financeiras eram feitas no ‘olhômetro’. Ele foi responsável por atualizar a loja e criar um sistema de organização.  Hoje, ele cuida da matriz, em Encantado, enquanto eu sou responsável pela filial em Lajeado”, explica Edson.

O crescimento da família trouxe novos desafios e a necessidade de se reinventar. Tanto é que antes de chegarem a cidade, a Casa Bertozzi já comercializava outros produtos. Foi em 2001, já à frente do negócio, que Edson inaugurou a Casa Bertozzi no Centro de Lajeado.

“Gostar do que faz é o grande segredo. O sucesso é só a consequência”, conclui Edson Bertozzi, que mostra como empreender passa também por uma boa base familiar.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais