Vazamento de água prejudica abastecimento de famílias há dez dias

Santa Clara do Sul

Vazamento de água prejudica abastecimento de famílias há dez dias

Caminhões-pipa auxiliam no transporte diário de 8 mil litros aos moradores de três regiões do município

Por

Vazamento de água prejudica abastecimento de famílias há dez dias
Reservatórios no Alto da Colina foram instalados para suprir a demanda na área central (Foto: Gabriel Santos)
Santa Clara do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Centenas de famílias sofrem há mais de dez dias com problemas no abastecimento de água. Isso porque vazamentos e rompimentos de rede comprometem o serviço desde 13 de fevereiro. O Departamento de Obras e Abastecimento de Água encontra dificuldade em identificar os pontos críticos.

Desde então, caminhões-pipa auxiliam moradores dos bairros Alto da Colina, São Pedro e Pica- da Santa Clara com o transporte de água potável direto nas caixas das residências. “Identificamos a baixa vazão dos poços. Aliado a isso, nossos reservatórios secaram em função dos rompimentos na rede”, explica o coordenador José Antônio Goergen, o Toninho.

De forma emergencial, o governo municipal encaminhou a contratação de caminhões-pipa para auxiliar no abastecimento. Por dia, a média é de 8 mil litros transportados. Houve também a transposição de água e ligações de redes entre os reservatórios do Alto da Colina e o morro do bairro São Pedro.

Por conta disso, de acordo com Goergen, também pode haver racionamento em alguns pontos e falta de água em determinados horários no prolongamento da Avenida 28 de Maio e na Paulo Décio Goergen onde ocorre a pavimen- tação de 540 metros de extensão e construção de uma nova ponte sobre o Arroio Saraquá.

Ontem durante o dia, uma equipe terceirizada, iniciou o trabalho de identificação de vazamentos em toda a rede com o uso de equipamentos tecnológicos. O departamento também identificou o desligamento irregular de registros em reservatórios, feitos por próprios moradores, que foram notificados.

Atualmente o governo municipal administra toda a rede de abastecimento na área urbana e rural. São cerca de 2,4 mil ligações.

Novo Poço

Para solucionar o problema em um dos bairros, um novo poço artesiano foi encaminhado. O investimento na estrutura será de R$87 mil, parte do valor encaminhado pelo Departamento de Poços e Redes da Secretaria de Obras e Habitação do Estado. Cerca de 200 famílias serão beneficiadas. O local será definido após os estudos técnicos feitos por uma empresa terceirizada contratada para o serviços de perfuração, regularização junto ao Sistema de Outorga (Siout) e distribuição.

Decreto de Emergência

O município anunciou o decreto de emergência no dia 10 de fevereiro. Os prejuízos causados com a estiagem, afetou lavouras e causou problemas de abastecimento que somam mais de R$ 14 milhões de acordo com a Secretaria de Sustentabilidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais