O “2º melhor vento” do Estado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O “2º melhor vento” do Estado

Por

A Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel) segue otimista com a possibilidade de um parque eólico para geração de energia na divisa entre as cidades de Teutônia, Westfália e Imigrante. As primeiras tratativas iniciaram há quase uma década. Mas o primeiro movimento oficial iniciou faz dois anos, em fevereiro de 2021. Naquele momento, a direção da Certel fechou contrato com a Epi Energia, pertencente ao grupo alemão EAB New Energy, para medição de ventos (feita entre 100 e 110 metros de altura), projeto de viabilidade técnico-econômica e suporte ao licenciamento ambiental do Parque Eólico Certel. E os primeiros resultados são empolgantes.

Durante entrevista exclusiva concedida ao programa Frente e Verso, ontem, o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, anunciou o resultado das primeiras análises. Segundo ele, a medição persiste até fevereiro de 2024, quando se completam os necessários três anos de análise. “Temos o 2º melhor vento do Estado”, avisa o gestor, se referindo à capacidade de geração de energia na área de 700 hectares localizada nos morros Harmonia e Tico-Tico. A região só perde para o litoral gaúcho. Com os resultados prévios, estimam os especialistas, a Certel terá condições de garantir energia para mais de 100 mil pessoas com as 15 torres que devem ser instaladas no local.

Verbas da Justiça

A Justiça do Rio Grande do Sul anuncia que a Comarca de Arvorezinha já está cadastrando entidades públicas e privadas de caráter social interessadas no recebimento de verbas para a consecução de projetos, conforme editais de convocação divulgados no Diário da Justiça Eletrônico. Os valores disponibilizados têm origem nos depósitos a título de penas alternativas de prestação pecuniária ou transação penal, administrados em conta corrente pelas Varas de Execuções Criminais das Comarcas locais.

Mentiras e vandalismo?

Em carta à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o presidente Lula defendeu outra vez a regulação de plataformas digitais para, segundo o petista, “enfrentar a disseminação de mentiras e desinformações no ambiente virtual.” Lula disse também que é preciso combater a concentração do mercado digital com “a democratização da internet e a promoção da autonomia dos países em desenvolvimento nessa área”. O conteúdo foi lido durante a abertura da conferência Internet for Trust (Por uma Internet Confiável).

A Unesco propõe a discussão de diretrizes globais para regulamentar as plataformas digitais, melhorar a confiabilidade das informações e proteger a liberdade de expressão e os direitos humanos. Na carta, Lula disse ainda que os ataques às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro, em Brasília, foram resultado de uma campanha “gestada, organizada e difundida” por meio das diversas plataformas digitais e aplicativos de mensagens, “que usava como munição a mentira e a desinformação”. E eu pergunto: quais mentiras causaram os atos de vandalismo?

TIRO CURTO

• O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou um grupo de trabalho para atuar “contra o discurso de ódio e o extremismo”. O elenco é composto por 29 pessoas, entre representantes do ministério e da sociedade civil. Entre eles, a ex-deputada Manuela d’Ávila (PCdoB), que presidirá o grupo, e o influenciador Felipe Neto. Além deles, a jornalista da Folha de S. Paulo, Patricia Campos Mello, e o epidemiologista Pedro Hallal, também fazem parte. E isso não surpreende a ninguém.
• Prefeito de Imigrante, Germano Stevens enfrenta resistência de moradores contrários ao projeto da ciclovia intermunicipal. Isso é do jogo. E o mais importante é a convicção dele com relação à relevância do empreendimento para o desenvolvimento do turismo regional.
• Em Lajeado, o vereador Vavá (MDB) retirou o projeto de lei que concede o Título de Cidadão Lajeadense a Adilvo Battisti.
• O mesmo vereador protocolou projeto de lei para “determinar a substituição dos sinais sonoros nos estabelecimentos de ensino públicos e privados municipais, a fim de não gerar incômodos sensoriais aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.
• Sérgio Kniphoff (PT), Heitor Hope (PP), Carlos Ranzi (MDB) e Márcio Dal Cin (PSDB) são alguns dos vereadores que demonstraram preocupação com a enxurrada registrada em Lajeado na semana passada, especialmente nas proximidades do Arroio do Engenho, entre os bairros Centro e Hidráulica. Eles representam as principais bancadas do plenário. E todos eles querem saber se o fenômeno foi natural, ou resultado de recentes intervenções urbanas (e humanas). Aguardemos!
• Ainda em Lajeado, o vereador Heitor Hope (PP) anuncia emenda para acrescentar a formação em nível superior completo em “Administração de Empresas”, para o novo cargo de Auditor Fiscal da prefeitura, cuja lei original só prevê a formação de nível superior completo em Ciências Contábeis, Econômicas, Atuariais ou Jurídicas.
• Por meio de dispensa de licitação, a E-Log contratou a empresa Cerkasul para prestação de serviços de mão de obra de cercamento e colocação de postes de área.
• O Badesul registrou lucro de R$ 49,5 milhões em 2022, e crescimento de 7,7% do patrimônio líquido.
• Atenção, vivente. Faça a sua parte no combate contra a dengue. Verifique eventuais acúmulos de água. E o principal. Não faça cara feia para o agente da prefeitura que vai até a sua casa para fazer o trabalho que você já deveria ter feito. Boa sexta-feira a todos.

As Sete Maravilhas de Lajeado

O vereador Marcos Schefer (MDB) protocolou um curioso projeto na câmara de Lajeado. Em suma, a matéria cria a premiação “As Sete Maravilhas do Município de Lajeado”, cujo intuito é “escolher os sete principais atrativos turísticos ou os locais de identidade histórica, cultural ou de beleza natural que existem neste município”. Conforme a proposta, a escolha será feita por meio de votação popular, a qual ficará sob responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag). E os locais escolhidos pela população,receberão uma placa referente a premiação. E você, se arrisca a produzir uma lista?

Acompanhe
nossas
redes sociais