Apreensões de redes na região representa 45% do total do RS

VIVER CIDADES

Apreensões de redes na região representa 45% do total do RS

Operação Piracema 2022/2023, do Comando Ambiental da Brigada Militar abordou 479 embarcações, 219 na área do 1º Batalhão Ambiental

Por

Apreensões de redes na região representa 45% do total do RS
De 1º de novembro a 31 de janeiro pesca é restrita ao uso de embarcação não motorizada, linha de mão, caniço simples (Foto: Luciane Ferreira)

Relatório do Comando Ambiental da Brigada Militar aponta que do total de apreensões de redes e espinheis no estado, 45,05%, ocorreram na região do 1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar. A área abrange 142 municípios, entre eles 38 do Vale do Taquari sob a responsabilidade do 2º Grupo de Polícia Ambiental, com sede em Estrela.

LEIA MAIS: Venâncio Aires terá arroio e rio monitorados

As 104 operações do 1º BABM ocorreram durante o período de piracema, quando há restrições para pesca. De 1º de novembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023, de acordo com a legislação federal, é proibido o uso de redes de pesca, espinheis e embarcação motorizada, entre outras restrições.

Nesse período foram intensificadas as fiscalizações em todo estado, com 271 operações de policiamento aquático de combate a pesca ilegal. O resultado foi considerado satisfatório pelo Comando Ambiental. No RS, 479 embarcações foram abordadas e fiscalizadas, com 36.972 metros de redes e 7.460 espinhéis apreendidos (veja quadro).

Em entrevista à Rádio A Hora, no início do período de defeso, o comandante do Grupo de Polícia Ambiental, com sede em Estrela, sargento Adilson Brum, destacou que um dos locais alvo de fiscalização, muitas vezes a partir de denúncias, é a Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul. Lá, concentram-se cardumes para subir o rio Taquari pela escada de acesso da estrutura localizada do lado de Cruzeiro do Sul. O peixes tentam chegar nas cabeceiras para reprodução.

O que pode

No período de defeso, é permitida apenas a pesca com uso de embarcações não motorizadas, a linha de mão e caniço simples e captura e transporte de até 5kg de peixes, observando o tamanho mínimo de cada exemplar. E numa distância maior de 1,5 km acima e abaixo da barragem. É obrigatório portar a carteira de pescador emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

Como fazer a carteira de pescador

1. É preciso preencher um formulário digital, disponível no site do Ibama (/www.ibama.gov.br)

2. Após a análise da documentação, o interessado receberá um e-mail indicando que a sua solicitação está em fase de resposta;

3. Deve acessar o link indicado no e-mail e clicar na palavra “Responder”, após o carregamento da página;

4. No final da página aparecerá como disponível o download da Licença Definitiva, que também poderá ser impressa.

“O período de defeso é essencial para manutenção dos peixes”

Edith Ester (Foto: Luciane Ferreira)

Viver Cidades: O que são a piracema e o período de defeso?
Edith Ester Zago: O defeso é período de proteção, quando há restrições de pesca. É necessário para que ocorra a piracema, a reprodução dos peixes, especialmente às espécies migratórias. A piracema ocorre na época das temperaturas mais altas, do aumento do fluxo de água por conta das chuvas e de maior luminosidade. Estes fatores ativam o sistema endócrino dos peixes, que precisam subir o rio para alcançar as cabeceira e reproduzir.

Por que é importante respeitar o período de defeso?
– A maior parte das espécies tem vida solitária, mas a mudança fisiológica no período reprodutório faz com que migrem em grupo, formando cardumes. O defeso é importante porque se torna mais fácil capturar os peixes, porque eles estão cansados pelo esforço da migração e se mantém em grupos. Se forem capturados, prejudica a reprodução. Por isso é muito importante o trabalho da Patram, tanto na fiscalização quanto na conscientização. O período de defeso é essencial para manutenção dos peixes, que já estão bastante ameaçados por perda de habitat, pela poluição aquática e por intervenções como as barragens.

Quais as espécies mais encontradas no rio Taquari?
– As mais pescadas são a piava e os bagres, como o pintado. Estas espécies são nativas. Também é pescada a carpa, que é exótica e foi introduzida na região.

Em Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul, a barragem eclusa é um obstáculo para os peixes subirem o rio, entretanto há uma escada para que possam superar esta barreira. Este sistema é eficaz?
– A escada é uma mitigação, porque a barragem prejudica, e muito, a piracema. Esta tecnologia foi copiada da América do Norte. No Canadá, por exemplo, os salmões, espécie robusta e forte, conseguem vencer a subida com muito mais facilidade do que as nossas espécies nativas. Por isso é uma tecnologia controversa. Na barragem de Itaipu, no Paraná, tem um sistema eficaz, o by-pass. É um desvio, feito com escavações, para os peixes contornaram a barragem e subirem o rio.

Como é a fecundação dos peixes?
– A fêmea solta os óvulos na água, e o macho, os espermatozoides. A fecundação é externa, por isso estar em cardume favorece a reprodução. Fecundado, ovo eclode em até 15 horas, e então nasce a larva. Por três ou quatro dias, a larva se alimenta do vitelo (a gema do ovo). Depois, passa a se alimentar sozinha e se transforma em alevino. Dos milhares que iniciam o processo, dezenas sobrevivem.

Escada na barragem tem a função de auxiliar os peixes na subida do rio,
mas bióloga diz que é apenas uma mitigação porque a estrutura prejudica a migração (Foto: Luciane Ferreira)

Saiba mais

1º Batalhão Ambiental da Brigada Militar

Responsável pelo policiamento ambiental da região Metropolitana, Vale dos Sinos, Vale do Caí, Vale do Taquari, Litoral Gaúcho, parte do Planalto e Região Sul do Estado, com responsabilidade territorial em 142 municípios.

2º Grupo de Polícia  Ambiental, em Estrela

Sediado em Estrela, é responsável por 38 municípios: Estrela, Itapuca, Arvorezinha, Putinga, Ilópolis, Doutor Ricardo, Muçum, Vespasiano Corrêa, Roca Sales, Relvado, Encantado, Nova Bréscia, Capitão, Travesseiro, Coqueiro baixo, Pouso Novo, Arroio do Meio, Progresso, Sério, Marques de Souza, Canudos do Vale, Forquetinha, Cruzeiro do Sul, Lajeado, Santa Clara do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Bom Retiro do Sul, Taquari, Tabaí, Fontoura Xavier, São José do Herval, Anta Gorda, Paverama, Imigrante, Poço das Antas, Teutônia e Westfália.

Acompanhe
nossas
redes sociais