O atendimento dos municípios do Vale do Taquari aos ODSs

Opinião

Cíntia Agostini

Cíntia Agostini

Vice-presidente do Codevat

Assuntos e temas do cotidiano

O atendimento dos municípios do Vale do Taquari aos ODSs

Por

Atualizado quinta-feira,
23 de Fevereiro de 2023 às 10:53

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) foram acordados em 2015 por 193 nações membros da Organização das Nações Unidas (ONU). São, em tese, a continuidade dos Objetivos do Milênio e determinam um conjunto de objetivos e metas que pretendem promover a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental. No total são 17 objetivos e 169 metas, algumas dessas com ação clara no território municipal.

É evidente que os 17 objetivos são muito ousados, mas servem como o caminho a ser perseguido pela sociedade de cada um dos territórios, seja dos municípios, estados ou países, são eles: 1) Erradicação da Pobreza; 2) Fome Zero; 3) Saúde e Bem Estar; 4) Educação de Qualidade; 5) Igualdade de Gênero; 6) Água Potável e Saneamento; 7) Energia Limpa e Acessível; 8) Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 9) Indústria, Inovação e Infraestrutura; 10) Redução das Desigualdades; 11) Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12) Consumo e Produção Responsáveis; 13) Ação Contra a Mudança Global do Clima; 14) Vida na Água; 15) Vida Terrestre; 16) Paz, Justiça e Instituições Eficazes; 17) Parcerias e Meios de Implementação. Considerando o exposto, o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) criou o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR).

O referido índice possibilita a identificação do atendimento de cada objetivo e determina um ranking dos municípios brasileiros. Possui uma metodologia de análise homogênea, mas das várias limitações está o fato de alguns indicadores não estarem disponíveis ou serem defasados. No entanto, servem como parâmetro para todos os atores verificarem seu contexto e compreenderem necessidades e oportunidades de ação. O índice é determinado de zero a 100 e quanto mais próximo de 100, melhor se dá o atendimento dos ODSs. No Rio Grande do Sul, o município melhor classificado é Cotiporã, com índice de 60,62, e o pior é Encruzilhada do Sul, com 39,36. O índice médio do Vale do Taquari é de 50,23, ou seja, um alcance de metade do que são as metas dos ODSs. Os cinco primeiros municípios são: Imigrante, com índice de 57,58; Westfália, com índice de 56,28; Estrela, com índice de 54,59; Arroio do Meio, com índice de 53,52; Doutor Ricardo, com índice de 53,43.

Nessas condições, é possível e necessário que sejam feitas as devidas ponderações dos indicadores, mas, principalmente, esses podem ser parâmetro para as ações privadas e sociais, e principalmente, deve ser utilizado como critério para as gestões públicas municipais em seus serviços e políticas públicas. Não há dúvidas que todos desejamos desenvolvimento econômico, social e ambiental, e os ODSs podem ser os fundamentos mais adequados para as análises capazes de nos indicar os caminhos a percorrer, para construirmos uma sociedade mais igual e desenvolvida.

Acompanhe
nossas
redes sociais